Se você ainda não tirou o passaporte, clique aqui para o passo-a-passo.

Existem diversas modalidades de vistos, mas aqui eu só vou entrar em detalhes na emissão do visto tipo B2, o visto para Turistas. Tirar o visto não é o bicho de 7 cabeças que muita gente pensa que é. Primeiro, porque o passo a passo é muito simples. Segundo, porque nos últimos anos o índice de vistos negados caiu bastante! Quem não deve não teme, então vai sem nervosismo que não tem porque dar errado.

QUANTO CUSTA?

O valor é de US$160, a ser pago via boleto bancário (pode levar 2 dias pra cair) ou cartão de crédito (cai na hora).

QUAL A VALIDADE?

Atualmente os vistos são emitidos com validade de 10 anos, sendo que cada visita dentro desses 10 anos pode durar até 180 dias consecutivos.

QUEM DEVE ESTAR PRESENTE NA ENTREVISTA?

A presença só é obrigatória para maiores de 16 anos e menores de 66 anos. Caso você tenha familiares mais novos ou mais velhos, a presença é opcional.

um visto americano de mentirinha pra você ver como é!


1° PASSO – PREENCHIMENTO DO DS-160

O DS-160 é um formulário que deve ser preenchido individualmente, cada membro da família precisa ter o seu. O seu preenchimento gera um número, o Application ID. Sem esse número você não consegue agendar a sua entrevista.

Para preencher o DS-160, acesse o site da embaixada americana clicando aqui.

O site está em inglês, mas é bastante simples de avançar nas etapas. Basta preencher o seu país, colocar os caracteres requisitados e clicar no primeiro botão vermelho, start an application.

IMPORTANTE

Nessa etapa você já deve selecionar em qual consulado você pretende fazer a sua entrevista.

As opções são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

O DS-160 também está em inglês, e deve ser preenchido na mesma língua. Se você tiver alguma dúvida durante o preenchimento, o site oferece uma tradução das perguntas, é só passar o mouse sobre elas.

primeiros passos

Ao passar para a próxima tela você verá sua Application ID. Salve este número em um lugar seguro!

 

DICA

São 10 etapas, e é recomendado que você salve a cada etapa concluída.

Você deverá preencher dados pessoais e informações sobre seu histórico de viagens internacionais. Você deverá falar sobre vistos negados e deportações, caso já tenha passado por essas situações. Por mais que essas coisas possam prejudicar o seu resultado, mentir vai prejudicar muito mais, até de forma permanente! Nem cogite essa possibilidade.

Sempre que não souber o que uma pergunta significa, passe o mouse sobre ela para ler a tradução em português.

Sempre que não souber o que uma pergunta significa, passe o mouse sobre ela para ler a tradução em português.

IMPORTANTE

Na etapa Travel você deverá preencher da seguinte forma:
Purpose of Trip to the U.S.: TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)
Specify: BUSINESS & TOURISM (TEMPORARY VISITOR (B1/B2)

Depois de tudo preenchido, revise o formulário com bastante atenção, salve e imprima.


2° PASSO – AGENDAMENTO DE ENTREVISTA

DS-160 preenchido? Application ID anotado?
Então acesse o site oficial do Consulado dos Estados Unidos para agendar a sua entrevista.

Você deverá agendar duas etapas: a triagem no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista no Consulado dos Estados Unidos.

Se você está tirando o seu visto pela primeira vez, certamente passará pelas duas etapas. Se seu visto está sendo renovado você pode acabar sendo dispensado da entrevista no Consulado e comparecer apenas ao CASV (eu dei essa sorte da última vez!).

IMPORTANTE

Você vai primeiro ao CASV e depois ao Consulado, mas o sistema vai pedir pra que você agende primeiro o Consulado, e depois o CASV. Muita atenção pra não marcar na ordem errada. E não tem como marcar os dois procedimentos no mesmo dia.

Atualmente existem CASVs localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre.

Durante esse processo você deverá fazer o pagamento da taxa de emissão do visto. O valor é de US$160, a ser pago via boleto bancário (pode levar 2 dias pra cair) ou cartão de crédito (cai na hora). Guarde o comprovante para levar no dia!

Você também deverá escolher se quer retirar o passaporte ou recebê-lo em casa depois de ter o visto aprovado.

Depois de agendar, imprima o comprovante.


3° PASSO – TRIAGEM NO CASV

Nesse dia você deverá comparecer ao CASV com 30 minutos de antecedência. Aqui você só vai tirar uma foto e colher digitais. Nada de perguntas. Você deverá levar os seguintes documentos:

– passaporte válido
– passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se for renovação).
– ágina de confirmação do formulário DS-160.
– página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa.

Menores de 2 anos: levar uma foto 5×7 tirada há menos de 6 meses com fundo branco.
Menores de 16 anos e maiores de 66 anos: caso a pessoa não vá no dia, levar uma 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco.

No CASV não é permitido entrar com bolsas, apenas com seu celular se ele estiver desligado. Deixe a bolsa no carro pra não ter que pagar o guarda-volumes, que costuma ser uma facada.


4° PASSO – ENTREVISTA NO CONSULADO

Big, big day! Se tudo der certo, hoje mesmo você já vai saber o resultado! Já pode chegar em casa e começar a pesquisar suas passagens!

Compareça ao Consulado com 30 minutos de antecedência, porque aqui não tem jeitinho brasileiro. É importante que só compareça quem está indo tirar o visto. Se você estiver levando alguém apenas para te acompanhar, essa pessoa vai ficar esperando do lado de fora.

O QUE LEVAR

– passaporte válido;
– passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se for renovação);
– ágina de confirmação do formulário DS-160;
– página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa;
– comprovação de renda: holerites, contra-cheques, demonstrativos financeiros, enfim, tudo que comprove que você tem dinheiro para fazer essa viagem;
– comprovação de vínculo no Brasil: matrícula de imóveis no seu nome, holerites dos últimos 3 meses, comprovante de matrícula escolar e universitária… tudo o que diz nas entrelinhas “eu tô indo sim, mas eu volto!”

DICAS

1. Não vá mal vestido para a entrevista, pega super mal. Não precisa ir como se estivesse indo pra noite do Oscar, longe disso, mas evite boné, chinelo e roupas rasgadas.

2. Deixe o celular em casa ou no carro. Não pode caçar Pokémon nem ler as últimas no Facebook dentro do Consulado, e os guarda-volumes são caríssimos. Você pode entrar com bolsa, livros, revistas, mas nada de eletrônicos aqui.

A ENTREVISTA

Primeiro de tudo, fique bastante calmo. Tem gente que fica nervosa nessa hora por causa de histórias que já ouviu, mas não tem a menor necessidade. Seja educado, responda as perguntas com clareza e dificilmente você terá qualquer problema. Deixe claro que o seu objetivo é visitar a Disney. Já vi um visto ser negado bem no guichê do lado porque o rapaz disse que iria a NY assistir a gravação do show da Ivete Sangalo. E bom, vamos concordar que a Ivete tá faz show aqui 300 dias do ano, pra que ir a NY só pra isso? Negado! Se você quer ir aos Estados Unidos, você quer conhecer e vivenciar a cultura americana. Aposto que se ele tivesse falado que queria conhecer NY, o visto teria sido aprovado.

Alguns cônsules fazem perguntas em inglês, mas a maioria arranha no português. Algumas perguntas bem comuns:

Quando você pretende viajar?
Quantos dias pretende ficar?
Quem está pagando pela viagem?
Quem vai viajar com você?
O que você faz (trabalho/estudo)?
Quanto você ganha por mês?

Eu tirei visto para os Estados Unidos 5 vezes, e todas as vezes os cônsules foram muito simpáticos e educados. No ano que eu fui trabalhar na Disney pela primeira vez eu ainda estava na faculdade, e comentei com o cônsul que fazia faculdade de Arquitetura e iria para NY depois do programa. O cara fez uma lista com 10 edifícios que eu, como arquiteta, precisava ver em NY! Assim, no meio da entrevista!

Se você ficar nervoso com a possibilidade de ser entrevistado em inglês, tente aprender as respostas em inglês, de uma forma bem básica. Você só precisa saber falar o mês da viagem, o ano, sua profissão, seu salário e identificar seus familiares. É bem fácil, eu juro, e eles vão se esforçar pra te entender. Mas eu to falando isso só por falar, minhas entrevistas sempre foram em português.

Ali mesmo na entrevista ele vai informar se o seu visto foi aprovado ou negado!


5° PASSO – RECEBENDO O SEU PASSAPORTE

Se seu visto tiver sido aprovado, O consulado vai ficar com ele por uns dias, pra imprimir e adesivar o visto. Normalmente são 10 dias para emissão e entrega. Essa forma de entrega varia de acordo com o seu endereço, e você faz a opção da entrega diretamente no agendamento, no segundo passo. Se você morar na cidade onde o visto foi emitido, você terá a opção de retirar presencialmente. Se você morar em outra cidade, poderá ter o mesmo entregue na sua casa. Caso você decida retirar pessoalmente, você deverá agendar a retirada.


DÚVIDAS?

Além de ter tirado o visto algumas vezes, eu trabalhei em uma agência de intercâmbio e tive bastante contato com o processo de emissão de vistos. Mas eu sinceramente recomendo que suas dúvidas sejam tiradas diretamente com o Consulados dos Estados Unidos, porque eu não me responsabilizo por algum problema que você possa ter com questões mais específicas. As perguntas são todas respondidas em português, tanto no site quanto pelo telefone ou skype.

Site
Informações gerais: clique aqui
Perguntas frequentes: clique aqui

Telefones (Segunda à Sexta, das 7 às 19h)

Belo Horizonte
: (31) 3956-0800
Recife
: (81) 4042-0050
Brasilia
: (61) 3550-0774
Rio de Janeiro: (21) 4042-0584 / (21) 3956-0580
Campinas
: (19) 3500-2486
Salvador
: (71) 3500-1637
Curitiba
: (41) 3908-8125
Santos
: (13) 3500-6208
Porto Alegre
: (51) 3500-1460
São Paulo: (11) 3230-2170 / (11) 3958-7007

Skype: usavisabrazil

Tô torcendo aqui pra que dê tudo certo! Depois me conta!

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários.
Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.