A época ideal para viajar pra Disney é uma só: a época que for melhor para você e para o seu grupo. Qualquer dia entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro! Não se iluda nesse papo de “em tal época é muito cheio e você não vai aproveitar nada!

A primeira vez que eu estive na Disney foi logo em um final de Dezembro. Fui passar 10 dias, Natal e Ano Novo. E pois é: esses são os dias mais lotados do complexo! É um ABSURDO de gente! E ainda assim, se a minha viagem não tivesse sido incrível eu não teria voltado mais um montão de vezes depois, concorda?

É possível aproveitar Orlando nos 12 meses do ano,
é tudo uma questão de planejamento e estratégia.

Eu fui sabendo que estaria cheio, então me planejei muito para aproveitar ao máximo a viagem. Dia 31 de Dezembro passei a virada no Epcot. O parque fechou com lotação máxima às 11h da manhã, mas mesmo assim consegui conhecer o Soarin’, o Test Track (as duas atrações mais concorridas do parque), todos os países do World Showcase e, de quebra, peguei um lugar excelente pra ver os fogos da virada.

Passei alguns perrengues, mas eles fazem parte.
Marinheira de primeira viagem, não me planejei quanto à alimentação. Peguei fila de horas pra conseguir comer. Depois dessa primeira vez, eu passei mais 7 viradas no Epcot, e nos anos seguintes eu já tinha reservas em restaurantes e aluguei um armário, pra deixar alguns lanchinhos e cobertores pra noite.
São nesses momentos que a gente aprende o que fazer na próxima vez, e todos os anos eu tenho uma idéia nova que acaba otimizando a viagem. A sua sorte é que eu já apanhei muito pra hoje poder te falar exatamente o que não fazer! hahahah


Orlando mês a mês

Para decidir a melhor época você deverá levar em consideração uma série de fatores de acordo com o perfil do seu grupo e seus interesses. São essas dicas que você vai encontrar abaixo, com um pequeno relato mês a mês sobre clima, lotação, feriados americanos e festividades sazonais.

Dezembro, por exemplo, é um mês super tranquilo no início, e completamente lotado no final. Não dá pra gente generalizar classificando o mês como um todo. Tentando ajudar no seu planejamento, eu elaborei um calendário explicando de forma simples a lotação dos parques dia a dia.

Antes de mais nada, eu não estou inventando a roda! Se você procurar no google por “Disney crowd calendar” você vai encontrar um zilhão de calendários indicando quais dias são mais ou menos cheios, cada um com um grau de detalhamento diferente (às vezes variando em 10 níveis, às vezes em 2. O mestre dos mestres em planejamento e previsão de lotação dos parques é o Touring Plans. Se você estiver disposto a pagar em dólar pelas informações e entender bem o inglês, essa é a sua melhor fonte. Eles sim inventaram a roda!

Como o site é pago e está em inglês, achei bacana elaborar uma opção alternativa, me baseando tanto no Touring Plans quanto na minha própria experiência como ex-cast member e visitante frequente.

Aviso: Lotação não é uma coisa “preto no branco” e você pode ter surpresas tanto boas quanto ruins. Eu não me responsabilizo por uma fila de 45 minutos em um dia tranquilo ou por uma de 10 minutos em um dia lotado, são apenas estimativas, tá?

 

Uma nova atualização do calendário sairá em Janeiro de 2019! 🙂


JANEIRO

LOTAÇÃO

Janeiro é um mês excelente para visitar Orlando. Existem meses mais vazios, não vou mentir, mas se você tiver filhos em idade escolar, é uma ótima pedida. Isso porque as férias de verão só acontecem para as nossas crianças, e os americanos voltam às atividades normais logo após o Ano Novo. Com isso os parques acabam esvaziando bastante, especialmente da metade do mês em diante, com o fim da Maratona Disney. E se você for logo na primeira semana, você ainda vai pegar a decoração de Natal nos parques e alguns shows típicos que só acontecem nessa época!

CLIMA | de 8 a 24 °C, seco

É muito comum as pessoas se esquecerem que o clima no hemisfério norte é o oposto do clima no hemisfério sul. Janeiro é inverno nos Estados Unidos. Felizmente a Flórida fica bem ao sul do país, e tem um clima bastante agradável. Você pode pegar temperaturas bem diferentes ao longo da viagem, mas nada extremo. E o melhor: chuvas são raríssimas nessa época, e não neva em Orlando, nem no inverno! Para a maioria dos dias, calça, moletom e camiseta de manga dão conta do recado, mas tenha sempre um casaco mais pesado se for ficar até tarde nos parques, porque a temperatura cai bastante à noite.

EVENTOS

Christmas in the Wizarding World of Harry Potter
Local: Universal Orlando Resort | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Orlando

Se você planeja visitar Orlando bem na primeira semana de janeiro, vai pegar um restinho de Natal acontecendo nos parques da Universal! No Wizarding World of Harry Potter você confere um show incrível de projeções no castelo de Hogwarts, músicas natalinas cantadas pelo coral de sapos da escola e o show da Celestina Warbeck and the Banshees, que acontece várias vezes ao dia em uma edição especial de Natal!

Macy’s Holiday Parade
Local: Universal Studios | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Studios

O Natal já passou, mas na primeira semana de Janeiro você confere a parada especial da Macy’s no Universal Studios. É um show icônico, diretamente das ruas de NY para o parque!

Grinchmas
Local: Islands of Adventure | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Islands of Adventure

A área Seuss Landing no Islands of Adventure continua as celebrações de Natal que começaram em Novembro, com decoração, shows e até mesmo um café da manhã de Natal especial com o Grinch! Tudo isso só até o dia 6.

Walt Disney World Marathon Weekend
Local: Walt Disney World | 9 a 13 de Janeiro de 2019
Custo: a partir de US$100

Os parques ficam um pouco cheios, e você pode ter dificuldade em termos de deslocamento, já que algumas vias do Complexo ficam fechadas e seus trajetos para os parques podem ter algum trânsito. Mesmo assim, existem épocas bem mais cheias, e vale visitar a Disney nessa data. A dica é deixar para aproveitar os outros parques de Orlando, fazer umas comprinhas nos dias mais atribulados e deixar pra curtir a Disney antes ou depois da Maratona. Se você quiser participar da Maratona, para saber mais sobre os percursos e valores, clique aqui.

O brasileiro Adriano Bastos ganhando a Maratona em 2013 | (c) Disney 

Epcot International Festival of the Arts
Local: Epcot | 18 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Epcot (alguns workshops são pagos à parte).

O International Festival of The Arts teve sua estréia em 2017. Nesse festival você encontra um grande mix de atrações totalmente relacionadas ao mundo da arte: música, dança, artes plásticas e até mesmo culinária (e o que é um festival do Epcot sem comidinhas, né?) Além de artistas plásticos, você poderá conferir o resultado de uma colaboração exclusiva com o Disney Theatrical, com apresentações de artistas da Broadway cantando ao vivo todas as noites do evento. Para saber tudo sobre o festival, clique aqui!

FERIADOS

Martin Luther King Day | 21 de janeiro de 2019
O Martin Luther King Day é um feriado flutuante, sempre na 3ª Segunda-Feira de Janeiro. Os parques começam a encher logo no fim de semana que antecede a data. Em 2019 evite 18-22 de Janeiro.


FEVEREIRO

LOTAÇÃO

Fevereiro costuma ser um mês tranquilo na maioria do tempo. Das vezes que eu estive em Orlando nessa época não peguei os parques cheios no geral, mas haviam muito mais brasileiros do que qualquer outra nacionalidade, graças ao Carnaval. Existe uma meia-maratona acontecendo no final do mês, mas essa atrai menos pessoas do que a de Janeiro. O feriado não atrapalha tanto, e são poucas as universidades que fazem o Spring Break nesse mês!

CLIMA | de 13 a 26 °C, seco

Fim do inverno, mas ainda um pouco frio. Vale levar um moletom com você para os parques, e raramente você vai precisar de algo mais pesado do que isso. Não costuma chover também!

EVENTOS

Mardi Gras
Local: Universal Studios | 9 de Fevereiro a 4 de Abril de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Studios

A tradição da festa de Mardi Gras (Carnaval) é maior no estado da Lousiana, e a Flórida apenas faz referência ao feriado. O parque Universal Studios sedia um festival durante os meses de Fevereiro, Março e Abril. Além de uma parada com carros temáticos, comidas e bebidas típicas da festa de New Orleans são encontradas no parque todos os dias, e artistas famosos fazem shows durante os finais de semana! Se você não quiser participar da festa, procure ir aos parques durante a semana. Os shows atraem uma lotação absurda para os parques!

Disney Point Mardi Gras Parade

Parada temática Mardi Gras no Universal Studios


Epcot International Festival of the Arts

Local: Epcot | 18 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Epcot (alguns workshops são pagos à parte).

O International Festival of The Arts continua até o dia o meio de Fevereiro, trazendo atividades relacionadas ao mundo da arte, com artes plásticas, música, dança e muito mais!. Para saber tudo sobre o festival, clique aqui!

Disney-Point-Festival-Of-The-Arts-Epcot-Artes

Uma das várias apresentações que acontecem ao vivo no Festival!


Disney Princess Half Marathon Weekend

Local: Walt Disney World | 21 a 24 de 2019
Custo: a partir de US$100

Sim, a Disney adora eventos de corrida! Só na Disney de Orlando são 4 por ano! Mas essa corrida em particular é especial das princesas. Em 2013 trabalhei durante o evento e me diverti demais! Eu fiquei perto da chegada, no Epcot, e era muito engraçado ver mulheres de todas as idades correndo fantasiadas de princesas! Todo mundo entrava no clima, e mesmo quem não estava fantasiado da cabeça aos pés estava pelo menos de top de ginástica e tutu! Para saber mais sobre os percursos e valores, clique aqui.

FERIADOS

President’s Day | 18 de fevereiro de 2019
O Presidents’ Day é um feriado flutuante, sempre na 3ª Segunda-Feira de Fevereiro. Os parques começam a encher logo no fim de semana que antecede a data. Em 2019 evite 15-19 de Fevereiro.


MARÇO

LOTAÇÃO

Março seria o mês mais incrível, se não fosse o Spring Break. O Spring Break é tipo a “semana do saco cheio” que as escolas e universidades fazem aqui no Brasil. Todos os estudantes americanos param as aulas por uma semana, e adivinha pra onde eles gostam de viajar? Isso mesmo, para a Flórida. Alguns preferem ir para as festas e baladas de Miami, outros vão a Disney com os amigos ou com a família. Parques com lotação moderada e alta quase o mês inteiro, especialmente da metade do mês em diante.

CLIMA | de 16 a 26 °C, seco

O clima nessa época é perfeito. Já está bem mais quente do que Janeiro e Fevereiro, mas ainda não está úmido como no verão. Costuma chover cerca de 7 dias por mês, então as chances de você terminar o dia de capa de chuva são mínimas. Roupas leves e um moletom dão conta do recado.

EVENTOS

Epcot International Flower & Garden Festival
Local: Epcot | 03 de Março a 6 de Junho de 2019
Custo: requer ingresso para o Epcot

É Primavera no hemisfério norte, e Disney celebra a estação colocando pelo Epcot borboletários, orquidários, flores e topiários em todos os lugares, e não só os lugares óbvios como canteiros e gramados. Tem flor até na água! Por mim, tinha Flower and Garden o ano inteiro!! Outra coisa bacana são as comidinhas espalhadas pelo parque, que te permitem provar novas especialidades dos países do World Showcase. E olha, sinceramente? Acho que você só consegue ver jardins mais bonitos se for em Keukenhof na Holanda.

Jardins do Flower & Garden no Epcot

Mardi Gras
Local: Universal Studios | 9 de Fevereiro a 4 de Abril de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Studios

A festa de Mardi Grass que começou em Fevereiro continua ainda em Março!

FERIADOS

Spring Break | 15 a 25 de Março (estimado)
Na verdade o Spring Break não é um feriado, mas ele gera um “transtorninho” nas lotações dos parques. Cada universidade escolhe livremente a semana que vai suspender as aulas. O Spring Break na verdade  dura umas 8 semanas, entre o final de Fevereiro e o o começo de Abril. Mas a maioria das escolas tira nesse período do meio ao final de Março!


ABRIL

LOTAÇÃO

Abril é um mês bem tranquilo. No início pode haver algum movimento resquício do Spring Break, e na Páscoa os parques ficam um pouco mais cheios no final de semana. A dica, se você quiser evitar a lotação, é aproveitar sextas, sábados e domingos para compras e outros parques mais afastados como Busch Gardens, Legoland, etc, e deixar os parques da Disney e Universal para fazer de terça à quinta. Como eu havia dito lá em cima, tem coisas que só acontecem em datas especiais, e nada mais incrível do que presenciar algo que você só pode ver nessa época exclusivamente, então vale encarar a muvuca. Vai saber quando você volta, né? Então deixa de preguiça, acorda cedo e vai pro parque que dá pra curtir tudo, é só se programar.

CLIMA | de 20 a 30 °C, seco

O clima mais incrível do ano, sério mesmo. Daqueles dias de céu limpo, sem nenhuma nuvem, e você passa o dia bem de shorts e camiseta. Chove cerca de 6 dias no mês, e poucos milímetros.

EVENTOS

Epcot International Flower & Garden Festival
Local: Epcot | 03 de Março a 6 de Junho de 2019
Custo: requer ingresso para o Epcot

Ainda estará acontecendo o evento do Flower and Garden que eu expliquei ali em Março, então aproveite para ver as exibições pelo Epcot e curtir algumas comidinhas que só vendem durante esse evento!

Star Wars – The Dark Side Half-Marathon Weekend
Local: Walt Disney World | 4 a 7 de Abril de 2019
Custo: a partir de US$100

Em Abril acontece a Star Wars Celebration em Orlando. Nada mais justo do que fazer um evento na própria Disney para atrair o pessoal para os parques logo em seguida! Essa corrida é bem recente, e eu ainda não tive a chance de presenciar. Para saber mais sobre os percursos e valores, clique aqui e que a Força esteja com você, padawan!

Mardi Gras
Local: Universal Studios | 9 de Fevereiro a 4 de Abril de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Studios

A festa de Mardi Grass encerra bem no comecinho do mês, dia 4 de Abril.

Easter Activities
Local: Walt Disney World | (ao longo do mês)
Custo: requer ingresso para os parques da Disney

É Pascoa (Easter)! E todos os anos o Coelhinho da Páscoa e sua esposa visitam o Walt Disney World para esticar as patas e descansar antes de pegar a cestinha e sair por aí entregando os ovos. Eles passaram o ano inteiro decorando os ovos e se preparando, e resolvem dar aquela relaxada nos parques conhecendo as famílias que estão visitando o Magic Kingdom. Esperem atividades, shows e comidas exclusivas da época, especialmente no Magic Kingdom, onde ficam os coelhos para fotos e onde acontece uma pequena parada; no Epcot, onde você pode participar de uma busca por ovos escondidos (Easter Egg Hunt), e no Grand Floridian Resort, onde você pode ver ovos incríveis expostos no lobby (vamos combinar que é difícil olhar pra qualquer lugar naquele lobby incrível que não seja pra cima, mas tentem focar nos ovos).

Procissão de Páscoa no Magic Kingdom

Procissão de Páscoa no Magic Kingdom | (c) Disney

FERIADOS

Páscoa | 1 de abril
O domingo de Páscoa é um feriado internacional, portanto cai na mesma data que aqui no Brasil. Se você pretende ficar 15 dias pelo menos, é uma boa pedida ir nessa época, porque você consegue emendar a semana e descontar menos dias das férias! 😉


MAIO

LOTAÇÃO

Gente, em Maio quase não tem fila. Sério. Não tem, apenas não tem. Pra você ter noção, estive por lá algumas vezes em Maio, sendo a última em 2016. Minha mãe, que também é tão Disney Freak quanto eu, quis comemorar os 50 anos dela indo na Disney. Aí bom, quando eu perguntei em qual ela queria passar o dia do aniversário? a resposta foi EM TODOS(!).
Nesse dia fizemos aquela brincadeira do 4 parks, 1 day, que muita gente faz por aí. Eu fiz uma camiseta especial pra gente e fomos em todos os parques nesse dia. Fomos nas atrações mais concorridas de todos eles! Vou fazer um post detalhando depois como foi essa empreitada, mas já adianto que teve direito a Illuminations, e por fim, pegamos o monorail para o Magic Kingdom, onde chegamos bem na hora do antigo show noturno Wishes! Então quando eu digo que não tem filas, acreditem!

fizemos os 4 parques no mesmo dia no aniversário da minha mãe!

CLIMA | de 23 a 33 °C, úmido

O clima em Maio ainda é bastante agradável, mas começa a ficar mais úmido. Eu costumo pegar um dia ou outro de chuva nessa época, e elas são sempre rápidas e passageiras, nada que atrapalhe seu dia. Viu que fechou o tempo? Basta procurar um show pra assistir ou uma fila um pouquinho mais concorrida pra entrar, que quando você sair já vai ter passado, e suas capas de chuva ficam intactas na mochila.

EVENTOS

Epcot International Flower & Garden Festival
Local: Epcot | 03 de Março a 6 de Junho de 2019
Custo: requer ingresso para o Epcot

O Festival está acabando, então aproveite para ver os jardins e comer as comidinhas exclusivas desse evento lindo que começou lá em Março! Corre que tá acabando!

FERIADOS

Mothers’ Day | 12 de Maio de 2019
O domingo de dia das Mães é um feriado internacional, portanto cai na mesma data que aqui no Brasil. E sim, muitas mães ganham esse presentaço da família e passam a data na Disney! Normalmente esse final de semana tem um pouquiiiinho mais de movimento, mas nada absurdo. Se você conseguir evitar o Magic Kingdom no Domingo, nem vai sentir.

Memorial Day | 27 de Maio de 2018
O Memorial Day é um feriado flutuante, sempre na última Segunda-Feira de Maio. Os parques começam a encher logo no fim de semana que antecede a data. Em 2018, se puder, evite os parques da Disney entre 27 e 31 de Maio.


JUNHO

LOTAÇÃO

Em Junho as coisas começam a esquentar um pouco. E não, não estou falando só do clima. O mês começa super tranquilo. Até que… férias de verão norte-americanas!! E quanto mais perto do final do mês, mais cheio vai ficando. Acaba que não dá muita diferença para Julho, de tão cheio que fica, mas sempre compensa nas passagens e na hospedagem, bem mais baratas do que no mês seguinte.

CLIMA | de 26 a 36 °C, úmido

Vai chegando perto do verão e a Flórida começa com essa mania de de repente o tempo fechar, cair o maior toró e depois passar como se a chuva nunca tivesse caído. Aí sai o maior sol e, se não fosse o chão molhado, você acharia que ficou louco e imaginou a chuva. Mas pode relaxar, porque são dessas chuvas que caem do nada e terminam do nada. Nunca vi durarem mais do que 20 minutos. Essa época é bem quente, então água gelada e muito protetor solar fazem parte. E quando você for ao Magic Kingdom toma um Dole Whip por mim na Adventureland!

Dole Whip! Um drink refrescante de abacaxi que você encontra na Adventureland, perto do Jungle Cruise | (c) Undercover Tourist

Dole Whip! Um drink refrescante de abacaxi que você encontra na Adventureland, perto do Jungle Cruise | (c) Undercover Tourist

EVENTOS

Epcot International Flower & Garden Festival
Local: Epcot | 03 de Março a 6 de Junho de 2019
Custo: requer ingresso para o Epcot

Últimos dias para conferir o festival, não deixe de visitar o Epcot durante a sua viagem!

Sounds Like Summer Concert Series
Local: Epcot | datas não anunciadas
Custo: requer ingresso para o Epcot

Apesar desse evento não ter acontecido em 2017, rumors de que ele estará de volta! O Sounds Like Summer Concert Series reúne uma série de bandas bem bacanas que prestam tributos a grandes nomes da música no palco do pavilhão American Adventure, no Epcot. São 3 shows por dia que acontecem nos meses de Junho e Julho. Está incluso na entrada do parque, é só chegar e curtir! O line up dos shows costuma sair em Abril, então eu volto aqui depois e dou mais detalhes pra você.

FERIADOS

Em Junho não existem feriados, mas do meio do mês em diante os americanos entram em férias acadêmicas e os parques acabam enchendo.


JULHO

LOTAÇÃO

Enfim, férias! Pra você, para os seus filhos… e para os milhões de americanos estudantes. Julho é definitivamente o mês mais cheio do ano. O que acaba atrapalhando são os grupos de turismo da Tia Fulana que vem de toda a América Latina bem nessa época para os parques. A Disney faz o que pode para otimizar a visita dos grupos para que eles aproveitem e os demais visitantes também, inclusive contrata os Super Greeters, brasileiros que trabalham nos parques e nos hotéis para fazer essa ponte cultural. Eu desempenhei essa função em 2014 e percebi que o problema não é falta de organização da Disney. Falta mesmo é educação nas crianças, que desrespeitam todos os outros visitantes, e também, claro falta noção em muitos guias, que ficam querendo dar o jeitinho brasileiro pra tudo, especialmente furar filas. Acontece, gente. Dicas: Pega fast-pass para atrações mais concorridas e Spotify pra não ouvir a meninada berrando enquanto espera os shows, que dá tudo certo, prometo pra você.

Eu e a minha turminha de Super Greeters trabalhando na Disney em 2014

CLIMA | de 26 a 40 °C, úmido

Quente quente quente quente. Muito quente. Calor. Desculpa perfeita pra tomar um sorvete a cada 10 passos, e também pra aproveitar e conhecer os parques aquáticos de Orlando! A Disney tem dois, o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach, enquanto o Sea World possui o Aquática, e o Universal possui o Wet’n Wild (mesma rede do que fica aqui na Rodovia Bandeirantes, interior de São Paulo). Mas eu troco todos esses por uma ida na Splash Mountain no Magic Kingdom pra dar aquela refrescada!

DICA: leve capa de chuva todos os dias com você! Chove todas as tardes por 30-40 minutos,  normalmente entre 13 e 15h.

EVENTOS

Independence Day Fireworks
Local:
Magic Kingdom | 3 de 4 de Julho de 2019
Epcot | 4 de Julho de 2019
Custo: requer ingresso para os parques da Disney

Em 2014 eu tive a sorte de pegar folga bem nos dias 3 e 4 de Julho e pude ver os shows dos dois parques. Eles estavam LOTADOS! Mas os fogos são maravilhosos em ambos, e é muito impressionante ver como os americanos se emocionam nesse feriado. Se você for Team Muvuca, vai gostar de ver esses shows que só acontecem nesses dias do ano.

show do 4 de Julho no Magic Kingdom

A Disney lança até um Times Guide especial!

Sounds Like Summer Concert Series
Local: Epcot | datas não anunciadas
Custo: requer ingresso para o Epcot

O Sounds Like Summer Concert teoricamente continua esse mês com os tributos a grandes nomes da música no Epcot. Está incluso na entrada do parque, é só chegar e curtir! Vamos torcer pra acontecer em 2018!

FERIADOS

Independence Day | 4 de julho de 2019
O feriado do dia da Independência é o dia mais lotado do ano na Disney. Esse feriado é muito, muuuuito levado a sério! Espere os parques Magic Kingdom e Epcot atingindo a capacidade máxima no dia 4, e muitas liquidações nos outlets no dia 5!


AGOSTO

LOTAÇÃO

A lotação de Julho foi embora, e tudo fica bem mais tranquilo daqui pra frente, especialmente do meio do mês em diante. A parte ruim é que com isso a Disney começa a se preparar para os eventos de final de ano (Halloween, Natal e Ano Novo), e por isso acaba aproveitando esse mês mais tranquilo para fechar algumas atrações e fazer alguns reparos e reformas, pra deixar tudo certinho pra alta temporada. Mas a Disney sempre avisa com antecedência quando as atrações ficarão fechadas, especialmente se é uma atração concorrida, dá pra se programar bem.

CLIMA | de 24 a 35 °C, úmido

Ainda quente e úmido, bem parecido com Julho, mas as máximas caem um pouco. A dica da capa de chuva ainda é bem válida!

EVENTOS E FERIADOS

Não existem feriados neste mês, e os grandes eventos só começam no final do mês. Por isso que as lotações são mínimas nessa época! Outra vantagem dessa época é que, por ser baixa temporada, você consegue hotéis com um valor bem em conta, especialmente na Disney, onde muitas vezes você consegue até algumas refeições de graça no seu pacote.

Mickey’s Not So Scary Halloween Party
Local: Magic Kingdom| 17 de Agosto a 31 de Outubro de 2018, em noites selecionadas
Noites em Agosto: 17, 24, 28, 31
Custo: o ingresso especial para o evento, a partir de US$75

Ainda é Agosto, mas o Halloween na Disney já começou! Dia 17 você tem a primeira noite da “Festa de Halloween Não Tão Assustadora do Mickey” acontece no Magic Kingdom em noites selecionadas desse mês. Eu explico melhor no mês de Setembro, é só descer um pouquinho a página. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

Epcot International Food & Wine Festival
Local: Epcot | 30 de Agosto a 12 de Novembro de 2018
Custo: requer ingresso para o Epcot

Bem no finalzinho de Agosto chega o Food and Wine no World Showcase, trazendo não só comidas típicas de diversos países (inclusive o Brasil!). Explico melhor em Setembro também! 🙂

Gay Days
Local: Orlando | 13 de Maio a 19 de Agosto de 2019

O Gay Days é um evento que acontece anualmente em Orlando. Ele não é um evento oficial da Disney, mas a ida aos parques está no cronograma do evento. Se você evitar os parques nos dias específicos das visitas, não vai te atrapalhar em nada. Caso você queira participar do evento ou saber o cronograma, basta acessar o site Gay Days para obter mais informações.


SETEMBRO

LOTAÇÃO

A Disney é todinha sua a maior parte do mês! O feriado no começo do mês atrai visitantes consideravelmente, especialmente com as festas de Halloween que já começam em Setembro, tanto no Universal Studios quanto no Magic Kingdom. Mas, no geral, o mês é bem tranquilo, ótima pedida se você quiser emendar o feriado do 7 de Setembro aqui no Brasil e dar aquela fugida estratégica.

CLIMA | de 24 a 32 °C, úmido

Felizmente as chuvas torrenciais dão uma trégua esse mês, apesar do clima estar ainda um pouco úmido. Chover, até chove, mas não mais diariamente como os meses de Junho, Julho e Agosto.

FIQUE ATENTO: Setembro é o mês dos furacões na Flórida. Esteja ciente que segurança vem em primeiro lugar, e talvez a sua programação sofra alterações durante a viagem, como cancelamentos de voos e atrações fechadas.

EVENTOS

Mickey’s Not So Scary Halloween Party
Local: Magic Kingdom| 17 de Agosto a 31 de Outubro de 2018, em noites selecionadas
Noites em Setembro: 3, 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25, 28, 30
Custo: o ingresso especial para o evento, a partir de US$75

Disney é Disney, então até o Halloween é uma graça. O nome do evento traduzido é “Festa de Halloween Não Tão Assustadora do Mickey”, e é um evento bem lúdico. Decorações de abóbora, paradas, pitstop com doces e personagens que normalmente só aparecem nessa época do ano (especialmente vilões). E ah, tem que ir todo mundo fantasiado pro parque! Papai, mamãe, vovó, não é só criança não. O evento acontece  somente em algumas noites, com os preços variando de acordo com o dia. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

O Mickey e a Minnie ganham até fantasias especiais na festa de Halloween!

O Mickey e a Minnie ganham até fantasias especiais na festa de Halloween!

Halloween Horror Nights
Local: Universal Studios | noites selecionadas entre 14 de Setembro e 3 de Novembro de 2018
Noites em Setembro: 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 28, 29, 30
Custo: o ingresso especial para o evento varia entre US$63 e US$88

O Halloween Horror Nights tem uma pegada totalmente diferente da festa da Disney. É um evento recomendado para maiores de 13 anos, onde máscaras e fantasias são proibidas. As atrações são pra assustar mesmo, então se você está procurando um ataque cardícado, esse é o seu lugar! hahahah. Você pode adicionar o ingresso para o evento ao seu ingresso comum ou comprar separado. E você também pode comprar um multi day ticket e ir no evento todos os dias, se quiser. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

Epcot International Food & Wine Festival
Local: Epcot | 30 de Agosto a 12 de Novembro de 2018
Custo: requer ingresso para o Epcot

O Food and Wine acontece no World Showcase, trazendo não só comidas típicas de diversos países (inclusive o Brasil!), como também diversas atividades com chefs e sommeliers ao longo do dia. As comidinhas variam entre 3 e 10 dólares, e a idéia é você pegar uma coisinha aqui e outra ali, não são porções bem servidas, apenas um tira gosto pra que você experimente várias culinárias internacionais.

Food and Wine Festival no Epcot | (c) WDW Magic

Food and Wine Festival no Epcot | (c) WDW Magic

FERIADOS

Labor Day | 3 de Setembro de 2018
O Labor Day é um feriado flutuante, sempre na 1ª Segunda-Feira de Setembro. Os parques começam a encher logo no fim de semana que antecede a data. Em 2018 evite de 1 a 4 de Setembro. Ah, as promoções nas lojas costumam ser bem boas depois desse feriado!


OUTUBRO

LOTAÇÃO

Outubro tem uma lotação moderada, tanto pelo feriado na primeira quinzena, quanto pelo Halloween no final do mês. Mas costuma ser um mês tranquilo por Orlando no geral. Fique atento apenas com os dias das festas de Halloween da Universal e da Disney: essas festas acontecem dentro dos parques Universal Studios e Magic Kingdom, e se você não tiver ingressos para os eventos, que são comprados à parte, vão te colocar pra fora do parque sem parcimônia. Na Universal a festa começa 18h30, e na Disney, 19h. Você só vai assistir as paradas e fogos se você tiver pago a mais por isso, então o recomendado é que você ou participe do evento, ou escolha um dia no qual a festa não acontece para visitar os parques e aproveitar até mais tarde.

CLIMA | de 21 a 29 °C, seco

Clima predominantemente seco, com um ventinho chato em algumas noites. Eu normalmente vou de legging e moletom para os parques nessa época. As chuvas são bem raras, ainda bem!

EVENTOS

Mickey’s Not So Scary Halloween Party
Local: Magic Kingdom| 17 de Agosto a 31 de Outubro, em noites selecionadas
Noites em Outubro: 2, 4, 5, 8, 9, 11, 12, 14, 16, 18, 19, 21, 23, 25, 26, 28, 30, 31
Custo: o ingresso especial para o evento, a partir de US$75

A “Festa de Halloween Não Tão Assustadora do Mickey” é um evento para todas as idades, sem qualquer restrição. Acontece no Magic Kingdom em algumas noites específicas de Setembro e de Outubro, e tem início às 19h. O legal aqui é que como o número de ingressos é limitado o parque fica beeeem vazio durante a festa. Você vai poder curtir as atrações com pouquíssimas filas e tirar fotos com personagens que só aparecem nessas noites especiais. O show de fogos, HalloWishes, também é exclusivo dessa época. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

Magic Kingdom na Mickey's Not So Scary Halloween Party | (c) Touring Plans

Magic Kingdom na Mickey’s Not So Scary Halloween Party | (c) Touring Plans

Halloween Horror Nights
Local: Universal Studios | noites selecionadas entre 14 de Setembro e 3 de Novembro de 2018
Noites em Outubro: 3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 13, 14, 17, 18, 19, 20, 21, 24, 25, 26, 27, 28, 31
Custo: o ingresso especial para o evento varia entre US$63 e US$88

Se você quer levar susto e entrar dentro dos maiores filmes e séries de terror da história, esse é o evento que você procura. A partir das 18h30 no Universal Studios você encontrará atrações e shows de arrepiar todos os pelinhos do seu corpo. O evento é para maiores de 13 anos, e eles colocam tantos avisos de que é assustador, que eu achei melhor levar a sério. Gente, se eu tenho medo na tela, imagina ao vivo? Mas, se você curte passar medo, o evento é imbatível. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

Epcot International Food & Wine Festival
Local: Epcot | 30 de Agosto a 12 de Novembro de 2018
Custo: requer ingresso para o Epcot

O Food and Wine ainda acontece no World Showcase, e acaba atraindo visitantes especialmente no final de semana. É uma chance bem bacana de experimentar comidas e bebidas típicas de diversos países, porque vai muito além dos países que já estão no Epcot o ano todo! Se quiser saber como foi o evento de 2017, acesse a matéria sobre o Food & Wine.

FERIADOS

Columbus Day | 10 de Outubro de 2018
O Columbus Day é um feriado flutuante, sempre na 2ª Segunda-Feira de Outubro. Os parques começam a encher logo no fim de semana que antecede a data. Em 2018, evite de 6 a 11 de Outubro. No dia seguinte as promoções também costumam ser bombásticas, vale uma passadinha no outlet!


NOVEMBRO

LOTAÇÃO

Novembro é um mês bastante agradável, e se você deixar pra ir bem no começo você vai pegar a decoração de Halloween e a de Natal nos parques! A festa de Halloween termina dia 1 de Novembro, e a festa de Natal começa logo na segunda semana de Novembro, então é realmente muito rápido! Dando pra ir duas vezes no Magic Kingdom na mesma viagem, vai ser perfeito! E no final do mês, logo após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) acontece a Black Friday. É uma verdadeira loucura, onde você consegue comprar todos os tipos de produtos com descontos absurdos. Os americanos fazem fila na porta das lojas para entrar na madrugada e aproveitarem ao máximo, então fica esperto pra não perder os melhores preços!

CLIMA | de 16 a 25 °C, seco

O inverno está chegando, e à noite costuma esfriar bastante, apesar de ser difícil chover. PS: nessa época do ano “neva” no Magic Kingdom! Uma neve tão mágica que ela nem molha e nem gela, mas neva! 😛

EVENTOS

Epcot International Food & Wine Festival
Local: Epcot | 30 de Agosto a 12 de Novembro de 2018
Custo: requer ingresso para o Epcot

O Food and Wine encerra logo na primeira quinzena, é a última chance de provar as comidas mais diferentes das diversas partes do mundo. E o encerramento do Food and Wine traz também a:


Disney Wine & Dine Half-Marathon Weekend

Local: Walt Disney World | 1 a 4 de Novembro de 2018
Custo: a partir de US$100

Sim!!! A última corrida do ano no Walt Disney World. A essa altura você deve estar pensando que na Disney as pessoas só comem e correm. Mas não, elas também ficam em filas, e se divertem 24 horas por dia, eu juro. Até ficar cansado é mágico, tá? Voltando à corrida, para saber mais sobre os percursos e valores, clique aqui.


Halloween Horror Nights

Local: Universal Studios | noites selecionadas entre 14 de Setembro e 3 de Novembro de 2018
Noites em Novembro: 1, 2 e 3
Custo: o ingresso especial para o evento varia entre US$63 e US$88

Últimos dias do evento mais assustador de Orlando! Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.


Mickey’s Very Merry Christmas Party
Local: Magic Kingdom| 8 de Novembro a 21 de Dezembro, em noites selecionadas
Noites em Novembro: 8, 9, 12, 13, 15, 16, 25, 27, 29, 30
Custo: o ingresso especial para o evento, a partir de US$95

A Festa de Natal acontece no Magic Kingdom em algumas noites específicas de Novembro e de Dezembro, e tem início às 19h. O legal aqui é que como o número de ingressos é limitado o parque fica vazio durante a festa. Você vai poder curtir as atrações com pouquíssimas filas e tirar fotos com personagens que só aparecem nessas noites especiais, além de ter acesso a um “open” de cookies e chocolate quente (comida boa e comida de graça! Como não amar?). O show de fogos, Holiday Wishes, também é exclusivo dessa época. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

Mickey's Once Upon a Christmastime Parade no Magic Kingdom | (c) Disney

Mickey’s Once Upon a Christmastime Parade no Magic Kingdom | (c) Disney

Epcot International Festival of the Holidays
Local: Epcot | datas não anunciadas
Custo: requer ingresso para o Epcot

Com a sua primeira edição em 2o17, o Epcot International Festival of the Holidays é uma grande ampliação do evento Nights of Joy, que já acontece no parque há anos. É uma oportunidade incrível de ver alguns artistas famosos, corais de músicas natalinas, decorações e conhecer um pouco mais sobre como é o natal ao redor do mundo!

Christmas in the Wizarding World of Harry Potter
Local: Universal Orlando Resort | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Orlando

É Natal no Beco Diagonal e em Hogsmeade! A magia do Natal volta ao Wizarding World of Harry Potter, com um show de projeção no castelo de Hogwarts e músicas natalinas cantadas pelo coral de sapos, no parque Islands of Adventure. No Beco Diagonal, decorações de natal complementam o show da Celestina Warbeck and the Banshees, que acontece várias vezes ao dia

Macy’s Holiday Parade
Local: Universal Studios | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Studios

Sabe aquela Parada de Thanksgiving famosíssima patr’ocinada pela Macy’s que acontece em NY? Pois bem, você também pode conferir aqui no Universal Studios!

Grinchmas
Local: Islands of Adventure | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Islands of Adventure

Durante o Natal, a área Seuss Landing no Islands of Adventure ganha uma decoração super especial de natal! Além da decoração, um show musical do Grinch acontece por lá também, e se você quiser, pode até mesmo reservar um café de manhã de natal com o próprio Grinch!

Black Friday
Local: Orlando | 24 de Novembro de 2017, 23 de Novembro de 2018

Prepare os cartões de crédito e as verdinhas, coloque um tênis bem confortável, faça um alongamento, um aquecimento e vista as luvas de box! Se prepare para matar e morrer pelos melhores preços que você já viu na sua vida! A Black Friday é a maior promoção do ano nos Estados Unidos. Lá o pessoal acampa na porta das lojas um dia antes pelas promoções, tem até vídeos engraçadíssimos de gente se estapeando pra pegar as coisas. Claro que não são em todas as lojas que o pessoal fica mais agressivo, e claro que você não vai encontrar um iPhone do ano por metade do preço, mas certamente aquele jogo de Playstation 4, aquela bolsa da Michael Kors e aquele tênis da Nike estarão com preços excelentes! Vale já comprar o presente de natal pra família toda. Em tempos de dólar alto, a Black Friday faz milagres.

FERIADOS

Veterans Day | 11  de Novembro
É um feriado fixo, e atrai bastante gente para os parques, já que a Disney oferece condições especiais para os militares e seus familiares.

Thanksgiving | 23 de Novembro de 2017, 22 de Novembro de 2018
É um feriado flutuante, sempre na última Quinta-Feira de Novembro. Os parques começam a encher na Quarta que antecede a data. Em 2017, evite 22 a 27 de Novembro.


DEZEMBRO

LOTAÇÃO

É O MELHOR MÊS E A MELHOR ÉPOCA!! Opinião totalmente pessoal, mas é que é lindo mesmo. A Festa de Natal do Mickey vai até o dia 22. Depois disso a festa acaba, mas calma! As paradas de Natal, os fogos e as decorações ficam até o início de Janeiro. É que os parques começam a encher bastante, fica impossível fazer um evento restrito como a Very Merry Christmas Party depois do dia 22. E aí sim você vai ver o que é lotação! Natal é Natal no mundo inteiro. É uma época que todo mundo pode e quer viajar com a família. Fora que faz sentido passar a data mais mágica do ano no lugar mais mágico do mundo, não é? Eu não troco a muvuquinha do 31 de Dezembro no Epcot por absolutamente nada nesse mundo!

it's the spirit of the season, you can feel it in the air! | (c) Disney

it’s the spirit of the season, you can feel it in the air! | (c) Disney

CLIMA | de 10 a 24 °C, seco

Enfim inverno! Nessa época vai ficar complicado fazer algumas atrações que molham, mas dependendo do horário até que dá pra encarar. Já peguei Dezembros nos quais eu precisei usar roupa térmica, casaco e me enrolar num cobertor para assistir Fantasmic!, e já peguei Dezembros que passei todos os dias de shorts e levava uma legging pra colocar à noite. (ano passado mesmo, inclusive). É bom ir preparado. Pega o cobertor do avião e leva para os dias de Epcot e Hollywood Studios, onde a platéia fica mais exposta ao frio. Você vai lembrar de mim e agradecer! 😛

EVENTOS

Mickey’s Very Merry Christmas Party
Local: Magic Kingdom| 8 de Novembro a 21 de Dezembro, em noites selecionadas
Noites em Dezembro: 2, 4, 6, 7, 9, 11, 13, 14, 16, 18, 20, 21
Custo: o ingresso especial para o evento, a partir de US$95

A Festa de Natal acontece no Magic Kingdom em algumas noites específicas de Novembro e de Dezembro, e tem início às 19h. Se você não for à festa, recomendo escolher um dia para ir ao Magic Kingdom que a mesma não aconteça. Assim você consegue aproveitar o parque o dia todo, porque nos dias de festas eles te “convidam” a se retirar por volta das 17h. Para comprar seus ingressos ou se programar quanto aos dias das festas, clique aqui.

Epcot International Festival of the Holidays
Local: Epcot | datas não anunciadas
Custo: requer ingresso para o Epcot

Com a sua primeira edição em 2o17, o Epcot International Festival of the Holidays é uma grande ampliação do evento Nights of Joy, que já acontece no parque há anos. É uma oportunidade incrível de ver alguns artistas famosos, corais de músicas natalinas, decorações e conhecer um pouco mais sobre como é o natal ao redor do mundo!

Christmas in the Wizarding World of Harry Potter
Local: Universal Orlando Resort | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Orlando

O Natal continua firme e forte em Dezembro no Wizarding World of Harry Potter, com um show incrível de projeções no castelo de Hogwarts, músicas natalinas cantadas pelo coral de sapos e o show da Celestina Warbeck and the Banshees, que acontece várias vezes ao dia em uma edição especial de Natal!

Macy’s Holiday Parade
Local: Universal Studios | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Studios

A Macy’s Holiday Parade continua em Dezembro. Não deixe de conferir durante a sua visita ao Universal Studios na Universal Orlando!

Grinchmas
Local: Islands of Adventure | 17 Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019
Custo: requer ingresso para o Universal Islands of Adventure

A área Seuss Landing no Islands of Adventure continua as celebrações de Natal que começaram em Novembro, com decoração, shows e até mesmo um café da manhã d Natal especial com o Grinch!

FERIADOS

Natal | 25  de Dezembro
Espere muita gente no dia 25 de Dezembro, especialmente porque esse ano cai no final de semana. Se você está procurando fugir das lotações, eu recomendo muito que você vá aos parques mais afastados, como Legoland, Busch Gardens, Kennedy Space Center ou mesmo faça um dia de descanso no hotel (gente, não dorme em dólar! Aproveita pra curtir a piscina e passear). Se você quiser ir a algum parque da Disney, o Animal Kingdom é certamente o mais tranquilo. Se você procura o Natal mais mágico de todos, o seu destino é o Magic Kingdom! Mas vá cedo, e tenha outro dia para voltar ao parque depois pra que você consiga visitar todas as atrações.

Ano Novo | 31 de Dezembro
Todos os parques ficam bastante cheios nesse dia, e costumam lotar cedo. Se você quiser encarar o movimento, faça reservas nos restaurantes antes mesmo de sair do Brasil, chegue cedo nos parques e encontre horários de descanso entre uma atividade e outra, porque 16 horas dentro do parque é pesado! É pesado, mas eu amo hahahah. No Magic Kingdom o show da virada é o Fantasy in the Sky, no Epcot é o Illuminations: New Year’s Edition, e no Hollywood Studios é o Lights! Camera, Happy New Year. Dentre todas as festas, a do Epcot é a que vai até mais tarde (3 horas da manhã), e é a que possui um maior número de DJs agitando a noite. Lembrando que entre as 3 festas, apenas no Magic Kingdom não é permitido consumir álcool, que só é vendido dentro de alguns restaurantes. A virada vai ser com Coca-cola mesmo, tá?!


Como você pôde ver, o mais legal é que existem festas diferentes ao longo do ano. Se você for pra Disney em Setembro e em outro ano em Dezembro, por exemplo, você vai pegar shows, paradas e decorações totalmente diferentes! E é por isso que sempre que me perguntam “Disney outra vez? Você não cansa?”, eu respondo com o maior sorriso: NÃO! ME DEIXA! 😀

Conseguiu decidir quando vai ser a sua viagem?

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários.
Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.