Depois de um dia super divertido (e cansativo) no parque, você já está caminhando em direção à saída, quando de repente uma voz anuncia: um show de fogos começa em apenas 10 minutos! Você resolve ficar, e percebe que se tivesse saído do parque um pouquinho antes, teria perdido uma das coisas mais lindas que você já viu!! Isso acontece com mais frequência do que a gente imagina! Preparei essa matéria para que isso não aconteça com você nessa viagem: você vai chegar sabendo quais parques apresentam shows noturnos em Orlando, e entendendo um pouquinho do que se trata cada um desses shows.

Se for possível, não perca nenhum na sua viagem! Cada parque tem o seu, e são todos bem diferentes uns dos outros. Antes de falar sobre eles, algumas informações importantes:

1. Consulte o horário ao chegar no parque

Sempre que você chega no parque, você encontra uma “banquinha” com o Times Guide. O Times Guide é um papel que contém os horários dos shows daquele dia. Você pode também consultar com antecedência junto com o horário de funcionamento! Eu ensinei como fazer isso nessa matéria aqui: Horário de Funcionamento dos Parques de Orlando. Isso é importante para que você não acabe reservando uma refeição ou entrando em uma fila longa bem na hora do show!

Disney Point Roteiro Grátis Studios Mapas

Banquinha de mapas e Times Guide no Hollywood Studios. Eles colocam até o horário do show Fantasmic!

2. Atrasos e Cancelamentos

Se é um dia normal, o show começa pontualmente no horário marcado! Só que assim: é a Disney, o mundo mágico e ideal e tal, mas os parques não ficam em uma redoma. Quando chove, chove mesmo, e não tem jeito! E, por segurança, pode acontecer de cancelarem o show que você tanto esperou pra assistir. Mas eles evitam ao máximo que isso aconteça! Normalmente eles optam por atrasar o show nesse caso, e só cancelam em última instância. Já assisti fogos no castelo com mais de 1 hora de atraso devido às chuvas, e já tive outro cancelado no meio, que depois recomeçou do zero quando a chuva melhorou. Pode acontecer, então esteja psicologicamente preparado pra isso.

3. Mais de uma apresentação no mesmo dia: qual assistir?

Na alta temporada pode acontecer de um show ser apresentado 2 vezes no mesmo dia. É bem comum no caso do Fantasmic!, no Hollywood Studios. Quando é assim, tem que ter estratégia: se o tempo não tá legal, assiste o primeiro pra já garantir! Vai que na hora do segundo cai a maior chuva e ele acaba sendo cancelado? Se não existe previsão de chuva, aí eu recomendo que você deixe pra assistir ao segundo show. As atrações ficam bem tranquilas durante o show, já que tá todo mundo lá assistindo. Então aproveita esse tempo pra curtir as mais concorridas com filas menores, que depois vai ter menos gente disputando os lugares bons com você no segundo show.

4. Fastpass+ para os shows

Os shows da Disney no Epcot, no Hollywood Studios e no Animal Kingdom oferecem uma área especial, onde você pode optar por gastar um Fastpass+ para assistir de lá. Você não precisa usar Fastpass+ para assistir aos shows. Mas eu gosto muito de assistir aos shows dessas áreas porque você vê tudo do centro, exatamente de onde os shows foram feitos para serem vistos. O problema é que você tem direito à 3 Fastpass+, e os shows são só à noite. Se você escolher esse Fastpass+, vai acabar passando o dia todo com apenas 2. A dica é não pegar o Fastpass+ para os shows, utilizar seus 3 Fastpass+ pela manhã, e tentar ver se ainda tem disponibilidade mais tarde! Se não tiver? Paciência, você pode ver os shows mesmo sem eles! 😉


Disney

Magic Kingdom

Happily Ever After

Duração: 18 minutos
O Happily Ever After é o principal show noturno da Disney. Não, o principal show noturno de Orlando!!! É aquele que se você só pode assistir um, tem que ser esse. Ele veio pra substituir o saudoso Wishes!, que deixou um buraco no coração de muita gente. Em português, o nome do show é “Felizes Para Sempre“, e o show fala justamente sobre correr atrás dos seus sonhos pra que você tenha o seu felizes para sempre, como todos os heróis e princesas Disney.

O show consiste em fogos e projeções no castelo, então evite os locais com muitas árvores, porque vai ficar ruim de assistir! Meu lugar favorito é bem na Main Street U.S.A., entre o restaurante Casey’s Corner e a sorveteria Ice Cream Parlor. Se você assistir muito perto do castelo, não vai conseguir ver os fogos e nem entender muito bem as projeções.

Disney Point Roteiro Grátis Magic Kingdom Happily Fogos

Projeções e fogos fazem parte do show Happily Ever After. Imperdível!

Outra dica: evite ficar com o celular filmando tudo. Atrapalha todo mundo, e você acaba nem curtindo o show direito, porque fica vendo pela telinha em vez de ver ao vivo! Deixa pra filmar o grand finale! Suas fotos vão ficar mais bonitas, e assim você curte mais! 🙂

Once Upon a Time

Duração: 14 minutos
O Once Upon a Time é um show que às vezes acontece antes, e às vezes acontece depois do Happily Ever After. Mas ele é bem mais simples, e mais curtinho também. Esse show foi criado na época que o filme live action da Bela e a Fera lançou, então ele é focado nessa história. Aqui, a Madame Samovar (o bule, Mrs Potts em inglês) está colocando o xicrinha Zip (Chip) na cama. Ele pede pra ela contar histórias, e assim o castelo ganha vida com muitas projeções e músicas que com certeza você já sabe de cor!

Show Noturno Orlando Once Upon a Time

Once Upon a Time! Esse show é somente de projeções, os fogos são mínimos.

Epcot

IllumiNations – Reflections of Earth

Duração: 12 minutos
O meu favorito de todos! E como ele não tem um narrador durante o show como os outros, vou explicar do que se trata, pra você não ficar perdido. O IllumiNations: Reflections of Earth celebra a história do nosso planeta em 3 atos:

– Nascer da Terra: caos. Big Bang e bagunça! Fogos, explosões, fogo e água representam como nosso planeta surgiu.
– O Triunfo da Vida: ordem. Aos poucos, o planeta se acalma, e a flora e a fauna finalmente conseguem passar a existir.
– A Esperança de um Futuro: significado. O homem, seus grandes feitos e as diferentes nações são destacadas.

Logo antes do show começar, eles dão uma breve explicação do que você está prestes a ver. Como nem todo mundo sabe inglês, deixo a tradução aqui pra quem quiser conferir:

“Boa noite. Em nome do Walt Disney World, o lugar onde sonhos se tornam realidade, nós recebemos vocês aqui no Epcot e no World Showcase. Nós nos reunimos essa noite ao redor do fogo como pessoas de vários lugares têm se reunido por milhares e milhares de anos antes de nós, para compartilhar a luz, e para compartilhar uma história. Uma história incrível, tão antiga quanto o próprio tempo, mas que ainda está sendo escrita. E apesar de cada um de nós ter a sua própria história para contar, uma aventura de verdade emerge quando reunimos todas as histórias como uma só. Esperamos que você goste do nosso show essa noite: Reflexos da Terra. “

Disney Point Roteiro Epcot Illuminations

Pra mim, não tem show de encerramento mais bonito!

Se você está procurando a Sininho e as princesas, esse show não vai te deixar muito feliz, confesso. Mas é um show maravilhoso, que deixa a mensagem de que ainda temos muito para descobrir, mas que juntos iremos mais longe. É meu show favorito, mesmo sem um Mickeyzinho sequer. A magia do mundo real toca a gente de outras formas, e vale muito assistir se você puder. Eu sempre passo minha última noite de viagem assistindo ao IllumiNations!

O show acontece bem no meio do World Showcase Lagoon. Na teoria, o show pode ser visto de qualquer pavilhão, pela proximidade. Existem boatos de que ele vai passar por uma reformulação enorme em breve, mas meu coração quer que sejam apenas boatos mesmo!

Hollywood Studios

Fantasmic!

Duração: 30 minutos
Um show maravilhoso e imperdível! Na minha opinião, o mais mágico da Disney. Isso porque ele conta com MUITOS personagens! Aqui você assistirá ao nosso herói Mickey Mouse viver uma aventura incrível dentro da sua própria imaginação. Mas cuidado! A imaginação é algo muito poderoso, e nem sempre coisas boas acontecem… Será que o Mickey vai conseguir vencer seus medos? Só assistindo pra saber! Em Fantasmic! você terá a oportunidade de ver muitos personagens clássicos que só aparecem aqui, ao som de músicas que marcaram gerações. É realmente imperdível para todas as idades!

Algumas crianças ficam assustadas no momento que os vilões aparecem, então a dica é conversar antes, já deixar avisado que os vilões vão aparecer, mas que o Mickey vai resolver isso rapidinho! É uma parte muito pequena do show, e elas vão gostar dos outros 98%! hahahahah

fantasmic

Mickey bem no comecinho do show Fantasmic!, que acontece no Hollywood Studios, um dos shows noturnos mais populares

Chegue com pelo menos 1 hora de antecedência pra pegar um lugar bom, ou reserve o Fastpass+ se quiser garantir. Importante: se o tempo estiver ruim, o show pode ser cancelado sem aviso prévio! Já aconteceu comigo… ?

Star Wars: a Galactic Spectacular!

Duração: 15 minutos
Um show de fogos que faz jus ao nome: espetacular! O céu ganha vida ao som das músicas icônicas da saga Star Wars. Não tem muita história, é basicamente isso mesmo! De uma forma bem resumida: se você é fã de Star Wars você vai ter 500 reações por segundo, do choro ao “wow!” mais rápido que um piscar de olhos. É realmente lindo, mas é um show que quem não é fã, não liga muito. Garanta uma vista legal ficando perto do Starbucks, porque algumas projeções também são feitas no Chinese Theater. Agora a parte triste: acontece minutos depois do fim do Fantasmic!, e você vai ter que escolher qual vai querer assistir.

star-wars-a-galactic-spectacular_full_26845

Nunca consegui tirar uma foto que preste desse show, então vai uma ilustração da Disney! 😛

Animal Kingdom

Rivers of Light

Duração: 15 minutos
Eu sou da época que o Animal Kingdom fechava 17h e a gente ia passear em Downtown Disney depois. Mas hoje Downtown Disney nem existe mais, e o Animal Kingdom é o parque com a atração que tem a maior fila da história: Flight of Passage, do filme Avatar. E agora ele tem um show noturno maravilhoso também!

O Rivers of Light é um show que trabalha com luzes, música e projeções. Isso porque a prioridade da Disney é manter a qualidade de vida dos animais, então fogos de artifício nesse parque são totalmente proibidos! O show dura cerca de 15 minutos, e celebra a beleza e a harmonia entre todas as coisas vivas do nosso planeta. Não é um show que “grita” Disney aos quatro ventos, com personagens e coisas do tipo. É um show mais “globalizado” digamos assim, fazendo referências especialmente aos continentes da África e da Ásia, que são retratados no Animal Kingdom. É realmente muito bonito, e finalmente o show de encerramento que o Animal Kingdom merece! Chegue com uma antecedência de pelo menos 30 minutos para garantir o seu lugar, ou reserve o Fastpass+ para garantir uma boa visão.

O show é maravilhoso, e não tem fogos para não estressar os animais!


Universal

Universal Studios

Cinematic Celebration

Duração: 19 minutos
O mais novo entre todos os shows de Orlando, o Cinematic Celebration acontece em noites selecionadas no Universal Studios, por isso é importante consultar a agenda antes de programar a sua visita. A Universal definiu o Cinematic Celebration como uma “sessão épica de cinema sob as estrelas”. O show acontece no lago central do parque, sendo possível assisti-lo de vários locais. O Cinematic Celebration combina telões panorâmicos na água como aqueles que a gente vê no Fantasmic! no Hollywood Studios, com pirotecnias, lasers, projeções mapeadas e mais de 120 fontes de águas dançantes, transformando a lagoa e as atrações ao dela em uma grande festa! Respeitando o tema do parque, o show retrata diversos filmes marcantes para as várias gerações, como Harry Potter, Jurassic World, Velozes e Furiosos, os Minions de Meu Malvado Favorito, e muito mais!

Disney Point Universal Cinematic Celebration 2

Universal Cinematic Celebration, o show pode ser visto de diversos pontos do Universal Studios

Islands of Adventure

The Nighttime Lights at Hogwarts Castle

Duração: 5 minutos
No Islands of Adventure você pode conferir um show que também é sazonal (consulte aqui) mas que, na minha opinião, deveria ter o ano todo! Esse show é exclusivo para os potterheads de plantão, e acontece dentro da área Hogsmeade do parque. Ao anoitecer, o Castelo de Hogwarts ganha vida com um show de projeções totalmente dedicado à saga do bruxo mais famoso do mundo, com direito à homenagem às casas de Hogwarts e aquelas músicas que a gente já chora nas 3 primeiras notas. Se você é fã, não perca por nada! Aí vai a dica: a área de Hogsmeade é super apertada, e não cabe todo mundo para assistir. A Universal resolveu o problema da seguinte forma: esse show acontece repetidamente a cada 15 minutos, e dura cerca de 5 minutos. Assim você chega em Hogsmeade ali pela entrada da área Lost Continent, e vai andando aos poucos, junto com o fluxo, em direção ao Castelo. É um anda-pára igual fila dos brinquedos, mas eventualmente você para bem na frente do Castelo e espera o show começar. Aí você assiste e sai pela área de Jurassic Park, liberando o espaço para os próximos visitantes. Não precisa empurrar, você não vai ficar sem assistir!

Disney Point Show Harry Potter Hogwarts Universal

As projeções deixam o Castelo de Hogwarts parecendo de mentira!


Sea World Parks

Sea World

Os shows noturnos só acontecem durante o verão. O parque não possui shows de encerramento regularmente, mas, durante o verão, ocorre o evento Electric Ocean. Nesses dias o parque fica aberto até mais tarde e shows noturnos acontecem. Você não precisa pagar nada a mais para participar! Em 2018, o evento acontece de 25 de Maio a 2 de Setembro, em noites selecionadas.

Ignite

Duração: 9 minutos
Cor, muita cor! O Ignite é um show que acontece bem no lago central do Sea World, atrás do Bayside Stadium, e utiliza fontes, efeitos de luz e fogos de artifício. A música foi composta para o show, e é uma mistura dos estilos clássica e eletrônica. O que mais impressiona são as cores nas fontes e a pirotecnia. Os fogos são sincronizados com a música. Ainda não tive a chance de testar essa dica, mas algumas pessoas falam que o melhor lugar para assistir ao show é justamente dentro do Bayside Stadium (o que faz sentido)!

Disney Point Sea World Ignite

um pouco do show Ignite no Sea World! | (c) Sea World

Shamu’s Celebration

Duração: 25 minutos
Se você já assistiu ao show One Ocean durante a tarde no Sea World, não vai ver graaandes coisas aqui no Shamu’s Celebration. Mas a música é original, composta especialmente para o show, e também traz um pouco da batida eletrônica. Além das acrobacias das baleias, luzes deixam o show mais imersivo, com uma atmosfera toda especial.

Disney Point Sea World Shamus Celebration

Shamu’s Celebration | (c) Sea World


Busch Gardens

Assim como o Sea World, o Busch Gardens não tem show de encerramento regularmente, mas apresenta os fogos durante o evento de verão, Summer Nights.

Summer Nights Fireworks

Duração: 5 minutos
Dentre todos os parques, os fogos do Busch Gardens são os mais simples e breves. Você basicamente assiste do gramado, e ele é sincronizado com a música. A explicação é simples, mas é que não tem muito o que falar mesmo! hahahah. É um show de fogos normal, com músicas pop que você pode ouvir no Spotify, e rapidinho. Fim.

Disney Point Busch Gardens Summer Nights Fogos

Os fogos do Busch Gardens durante as Summer Nights!

 


Já assistiu aos shows noturnos dos parques de Orlando? Qual foi o seu favorito?

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários.
Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.