[AVISO: Alpha Centauri, Polifemo e Pandora são lugares fictícios, retratados na nova área do parque Disney’s Animal Kingdom – e esse sim é um lugar muito real! hahaha]

Depois de anos trabalhando nessa possibilidade, finalmente a Alpha Centauri Expeditions, ou ACE, em cooperação com a Disney, passou a proporcionar a nós terráqueos uma viagem incrível à lua conhecida como Pandora! E aqui no Disney Point você confere um guia detalhado de como aproveitar essa experiência.

Apenas para te contextualizar e você saber aonde está se metendo: na Via Láctea existem diversos sistemas como o nosso Sistema Solar. Alpha Centauri é um desses sistemas, e o mais próximo da gente aqui na Terra! Entre os 4 planetas do sistema, Polifemo é o terceiro, possuindo 5 luas. A quinta lua é Pandora, que ficou famosa após ser retratada no filme do cineasta James Cameron, Avatar.

– Ahh, Avatar é aquele povo azul, né?!

Errado! O “povo azul” são os Na’vi. Eles lembram muito os humanos, mas tem cerca de 3 metros de altura! Avatar são seres desenvolvidos em laboratório com base no DNA dos Na’vi e dos humanos. Com o Avatar um ser humano consegue simular ser um Na’vi e viver todas as experiências que só essa espécie consegue em Pandora, como por exemplo respirar (!), já que o ar de Pandora não é próprio para nós humanos.

Durante muito tempo diversos grupos de biólogos estudam Pandora. Mas durante um certo período, um grupo chamado RDA explorou Pandora, mais precisamente o Vale de Mo’ara, atrás de um minério valiosíssimo chamado Unobtainium. Felizmente hoje a área está em recuperação e quase que totalmente reestabelecida, e a ACE conseguiu promover um turismo respeitoso à área, sem afetar os nativos e o meio ambiente. É aí que nós entramos! Agora, ao visitar o Disney’s Animal Kingdom, nós podemos embarcar para uma viagem a Pandora, mais precisamente ao Vale de Mo’ara!!

Vocês não calculam o tamanho dessas pedras flutuantes!

DICA: SE VOCÊ NUNCA ASSISTIU AO FILME AVATAR, ASSISTA ANTES DE VISITAR PANDORA! 

Segue o trailer do filme:


EXPLORANDO PANDORA

Ao entrar no Animal Kingdom, Pandora fica bem à esquerda da Árvore da Vida, símbolo do parque. Então é só andar até a árvore, e virar à esquerda, bem onde tem o restaurante Pizzafari.
Se você já visitou a Disney há alguns anos, Pandora fica bem onde era o Camp Minnie Mickey, onde de 1998 a 2008 funcionou a atração Pocahontas And Her Friends, e de 2008 a 2014, o The Festival of The Lion King (que calma, ainda existe, mas agora fica na África). Ah, falando em África, tem uma ponte que liga a área à Pandora, sendo um segundo caminho alternativo, saindo ali do próprio teatro do The Festival of the Lion King.

Um pouco da paisagem incrível de Pandora. Repara ali no fundo o tamanho das pessoas na ponte!

A área em si não é muito grande: conta com 2 atrações, 1 restaurante rápido estilo Quick Service (aquele que você paga a comida e leva a bandeja pra comer na mesa), um restaurante estilo Window (compre na janelinha e coma andando pelo parque), 2 lojas (1 loja e 1 quiosque, na verdade) e 2 banheiros.

Mapa da área: são 2 atrações, 1 loja, 1 quiosque com mais alguns produtos e 1 restaurante.

Se Pandora não é grande, a riqueza dos detalhes e a imersão compensa isso. Tire um tempinho para explorar Pandora e conhecer seus diversos pontos. Quando fui a primeira vez, fiquei mais de 2 horas só andando pela área, sem entrar nas atrações. As fotos aqui ficam maravilhosas, e existem alguns pontos de fotos com os fotógrafos da Disney, fazendo as fotos mágicas que a gente já conhece. Existem vários pontos de observação, que permitem que você tenha uma vista incrível da área.

Um pouco da flora local: espécies que só são encontradas no Vale de Mo’ara.

As pedras flutuantes são enormes!

No Vale de Mo’ara você ouve diversos animais passeando escondidos pelas matas e arbustos, todos nativos da floresta. Além da fauna, a flora de Pandora é algo literalmente de outro mundo. Não perca esses 3 detalhes:

1. Flaska Reclinata
É uma planta que tem bem na entrada de Pandora. Interaja com ela colocando a mão no coração da planta. Ao passar sua energia pra ela, ela envia a energia de volta pra você. E bom, compartilha algumas… lágrimas de felicidade, digamos assim. Cuidado se estiver passando perto sem capa de chuva!

2. Montanhas Flutuantes
Sim, você vai passar embaixo de rochas gigantescas que flutuam no ar, exatamente como no filme! Mas cuidado, porque se tiver chovido, elas ficam pingando hahahah! Eu me molhei mais embaixo delas do que ficando na chuva.

3. Cachoeiras
Das Montanhas Flutuantes saem algumas cachoeiras. As fotos ficam maravilhosas!

Jajá a gente conversa sobre Pandora à noite, que é um caso à parte!! Segura a emoção!


ATRAÇÕES

Existem duas atrações principais em Pandora: Na’vi River Journey e Flight of Passage. Ambas oferecem Fastpass+ para agendamento. Vou explicar as duas, pra você já chegar sabendo mais ou menos o que encontrar.

NA’VI RIVER JOURNEY

Essa atração é para todas as idades e alturas. Você vai entrar em uma caverna e explorar as belezas do Vale de Mo’ara a bordo de um barco, como o do Piratas do Caribe e Small World, por exemplo. É uma atração muito bonita, com músicas, sons, animais e plantas nativas do Vale. Aqui você já vai ter uma palhinha de como é Pandora à noite, com a bioluminescência bem ativa! A fila aqui costuma ser de 40 a 60 minutos, portanto nada absurda, mas muito acima do restante do parque. Recomendo o Fastpass+ se conseguir agendar, ou deixar para o final do dia caso não consiga.

Navi River Journey: um passeio para toda a família | (c) Disney

FLIGHT OF PASSAGE

Altura mínima: 1,12m
Eu não sei nem como começar a descrever essa atração! Saí totalmente em choque a primeira vez que eu fui. Existe um animal chamado Banshee, e dominar e voar nas costas de um Banshee faz parte do ritual de passagem para a “vida adulta” de um Na’vi. E aqui você vai poder simular esse Voo de Passagem, como é chamada a atração em português! Você vai entrar nos laboratórios da ACE, onde já existem alguns Avatares prontos para os turistas utilizarem. Lá no laboratório, se você pegar a fila comum, verá um Avatar quase pronto para “nascer”! A atração é dividida em 3 partes. Na primeira delas você vai aprender um pouco mais sobre os Banshees. Na segunda, você vai se conectar com o seu Avatar, através de um teste de compatibilização de DNA (sem agulhas aqui, o teste é feito pelo ar mesmo). Daqui você segue direto para a sala de voo. O voo é feito em um assento diferente, como se fosse uma “moto”, e com um óculos 3D!

O Avatar sendo gerado, que a gente vê na fila. Mas só na fila comum, o Fastpass+ perde essa parte.

Se você está com um pouco de medo de ser muito emocionante, não se preocupe. O simulador não sai do lugar, então toda a sensação de subida, descida, curvas, ventos, cheiros, temperatura, acontece com você sentadinho no mesmo lugar, pra frente e pra trás. Recomendaria a experiência até para as vovós de plantão. Mas mesmo sendo “no lugar”, essa atração é de longe a melhor coisa que a Disney já inventou. Uma atração muito bonita e emocionante, que vale todos os minutos que você tiver que passar na fila caso não consiga Fastpass+. O Vale de Mo’ara é realmente um lugar de tirar o fôlego. Todas as pessoas que eu vi saindo chorando dessa atração, choravam de emoção e não de medo! É realmente muito bonito. Mas já deixo a dica: pessoas obesas não conseguirão curtir a atração, e terão que esperar o familiar do lado de fora. Na porta da atração tem um exemplo do banco/moto, e você pode sentar e ver se dá pra ir antes mesmo de pegar a fila. Mas pode ser que na hora H as travas não fechem. Vi isso acontecer com mais de uma pessoa. Então vai psicologicamente preparado pra talvez não ir… é gente, estamos em 2017 e as atrações ainda não são totalmente acessíveis.

O assento no Flight of Passage | (c) Attractions Magazine


COMIDAS

Existem 2 pontos que vendem comida aqui em Pandora:

SATU’LI CANTEEN

Recomendo! Saiba tudo sobre esse restaurante clicando aqui. De longe as melhores refeições do Animal Kingdom pra quem opta por Quick Service. Aqui você pode montar seu prato com uma opção de proteína (carne, frango, peixe ou tofu) + opção de carboidrato (batatas, arroz ou quinoa) e saladinha. São mais de 48 combinações, além dos pods, trouxinhas de carne ou de vegetais, que vem com chips super saudáveis. Sobre as sobremesas, sem palavras: o cheesecake de mirtilo é incrível.

Peixe com batatas e saladinha! São diversas combinações.

Sem palavras pra esse cheesecake, sabor mirtilo com limão.

PONGU PONGU

Aqui você encontra bebidas típicas de Pandora, tanto alcoólicas como não-alcoólicas. Mas a sensação aqui é o Pongu Lumpia, um pão doce, de cream cheese com abacaxi. Sabe o que me lembrou? Aquele pão especial do Ohana!

 


LOJA E PRODUTOS

Além dos produtos tradicionais que a gente sempre encontra na Disney, como camisetas, bonecos, canecas, garrafinhas, pins e mais um monte de coisas, dois produtos se destacam na loja: os banshees e a possibilidade de criar seu próprio boneco Avatar com o seu rosto! Além desses itens, muita coisa que é vendida em Pandora brilha no escuro, o que deixa tudo mais legal à noite, andando pelo parque. Realmente dá vontade de comprar tudo!

WINDTRADERS

Na Windtraders que você encontra os itens mais cobiçados de Pandora: os Banshees marionetes (que não param um dia inteiro na loja e logo se esgotam) e o boneco Avatar com o seu rosto, por míseros US$70,00.

Um pouco da loja por dentro

Os banshees ficam nos galhos das árvores, esperando para se conectarem aos seus donos!

Você pode criar um avatar exatamente com o seu rosto! | (c) Disney

Tcharã | (c) Disney

COLORS OF MO’ARA

Aqui é mais um quiosque mesmo, onde você pode comprar itens bem “pandorísticos” hahaha, como cetros, camisetas que brilham no escuro, tiaras com orelhas de avatar, rabos de Avatar e coisas do tipo.

Um pouquinho das coisas que vendem na Colors of Mo’ara


PANDORA A NOITE

Pandora fica completamente diferente à noite, e ainda mais incrível! Mesmo que você tenha curtido o dia por lá de manhã, não deixe de voltar pra ver como tudo fica à noite. Se você foi na Na’vi River Journey, teve uma idéia de como é a área a noite. Quando eu assisti ao filme, as cenas que mais me impressionaram foram as sequências do Jake com a Neytiri na floresta, onde a bioluminescência da fauna e da flora eram incrivelmente realistas e ao mesmo tempo de outro mundo, literalmente. Mas eu vou poupar as palavras e colocar algumas imagens aqui embaixo. De qualquer forma, espero que você tenha gostado das dicas! Eu AMEI Pandora, e já não vejo a hora de voltar no final do ano! Não perca por nada!

As cachoeiras que saem das Pedras Flutuantes

Aquele vale que mostrei no começo da matéria, mas à noite. Bem diferente, né?

Algumas espécies da flora local com a bioluminescência em evidência.

Até o piso é bioluminescente!

E as Pedras Flutuantes parecem ainda maiores à noite.

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários.
Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.