Todo mundo que resolve planejar a viagem para Orlando por conta própria acaba caindo nessa questão. São tantos prós e contras que realmente fica complicado decidir assim de cara. Por isso, vou falar um pouco sobre cada uma das formas de hospedagem disponíveis em Orlando e seus prós e contras. Tenho certeza de que vai ficar muito mais fácil encontrar a melhor opção pra você!

DISNEY

O Disney Point fez uma matéria especial sobre como é se hospedar na Disney. No link abaixo você encontra a matéria completa, mas aqui nessa matéria você encontra um panorama geral, pra poder comparar com as outras opções e ter certeza se a Disney é realmente a melhor opção pra você!

Clique aqui para a matéria especial – Hospedagem na Disney: Escolhendo seu Hotel

Antes de explicar cada uma das vantagens, segue uma lista de tudo o que está incluso:

– Magicbands gratuitas;
– Horas extras nos parques;
– Transporte gratuito de ida e volta para o aeroporto de Orlando;
– Transporte gratuito de ida e vola para os parques e Disney Springs;
– Estacionamento gratuito em todo o complexo Disney;
– Reserve seus Fastpass+ 30 dias antes de quem fica fora do Complexo;
– Reserve seus restaurantes 10 dias antes de quem fica fora do Complexo;
– Possibilidade de fazer o plano de refeições e economizar na alimentação;
– Entrega das compras dos parques diretamente no hotel;

Ficar hospedado na Disney tem muito mais prós do que contras, e sinceramente é minha forma favorita de passar meus dias em Orlando. O legal é que você já está na Disney desde que pisa no Aeroporto, porque o translado – mais conhecido como Magical Express –, além de gratuito, ainda vai exibindo vídeos com curiosidades e dicas para que você aproveite ainda mais a sua viagem. O trajeto passa mais rápido do que uma viagem de tapete mágico, o Gênio garante. 🙂

Chegar em Orlando e já começar a viagem no Magical Express é muito bacana! | (c) Disney

Chegar em Orlando e já começar a viagem no Magical Express! | (c) Disney

Outra vantagem no que diz respeito ao transporte são os ônibus para os parques e para Disney Springs. Você não vai gastar com estacionamento, pedágios e combustível! Mas caso você queira alugar um carro para ir às compras ou aos parques fora da Disney, ainda existem várias outras vantagens! Os estacionamentos na Disney são gratuitos pra você (e só aí você já está economizando U$20 por dia), e você ainda pode contar com um translado até a locadora que fica dentro do complexo, próximo ao Magic Kingdom (Alamo Rent a Car).

Translado para os parques para os hóspedes da Disney | (c) DVC-rental

Chegando no hotel você já ganha a sua Magic Band. Com ela você vai entrar no quarto do hotel, nos parques, nas atrações para as quais você tem Fast Pass reservado, fazer compras (caso cadastre seu cartão de crédito) ou mesmo utilizar seus créditos do Disney Dining Plan, caso tenha adquirido essa opção. Sim, tudo isso! Se você não está hospedado na Disney e quer comprar a sua Magic Band nos parques, você pode. Os valores começam em U$12,95, mas só vale a pena se você estiver ficando no complexo, afinal você não vai usufruir de nada além dos ingressos + Fast Passes unificados.

Matéria: Tudo sobre as MagicBands!
Matéria: Tudo sobre os Fastpass+

Se hospedando na Disney você pode personalizar e escolher uma dessas 8 cores disponíveis!

O legal do hotel da Disney é ficar inserido 24 horas na magia Disney. Tudo é temático, dos hotéis econômicos aos hotéis de luxo. Os econômicos tem aquelas decorações que você já deve ter visto bastante por aí, com personagens gigantes, enquanto os moderados e de luxo tentam reproduzir uma época ou um contexto. Por exemplo, o Contemporary tem uma pegada mais futurista, com o Monorail passando por dentro do hotel e uma decoração bastante contemporânea, enquanto o Animal Kingdom Lodge é todo em madeira com decoração africana, e te coloca cara a cara com diversos animais de verdade!

Conheça os hotéis Econômicos: Disney’s All Star Resorts
Conheça um hotel Moderado: Disney’s Coronado Springs

Decoração gigante dos All Star Resorts. Note que o edifício tem 3 andares!

Lobby do Disney’s Wilderness Lodge, um hotel 5 estrelas que imita um lodge das ferroviárias americanas do século 19, todo em madeira!

Agora, se você ainda não está convencido de que ficar na Disney é incrível, vou te contar a mais importante vantagem: Extra Magic Hours.

As Extra Magic Hours, são horas extras onde os parques ficam abertos e só quem está hospedado na Disney pode aproveitar as atrações. Você vai chegar na atração, escanear a sua Magic Band e se estiver constando que você é um hospede, ou melhor, um Disney Guest, você entra na atração. O legal é que as filas são bem menores nessas horas, e você certamente vai aproveitar agora o que não conseguiria em horários normais.  Tem Extra Magic Hours todos os dias, mas cada dia parques diferentes e em horários diferentes. Alguns dias são Morning Magic Hours, onde o parque abre 1 hora antes para Disney Guests, e outros dias são Evening Magic Hours, onde o parque fica aberto por mais 2 ou 3 horas após o horário de fechamento oficial.

As Extra Magic Hours são um ótimo critério na hora de definir o seu cronograma da viagem e saber em qual dia fazer o que. Se você está hospedado na Disney, você certamente deve aproveita-las, e se está ficando fora da Disney, o legal é correr na direção oposta, justamente porque os Guests aproveitam esses dias e os parques tendem a ficar mais cheios, e você não poderá aproveitar a vantagem que eles terão.

A Disney oferece suítes para até 4 pessoas na maioria dos Resorts, mas também existem diversas opções em apartamentos, com cozinha, sala e lavanderia para até 12 pessoas adultas.

Quarto das Princesas no Port Orleans Riverside (repara no tapete do Aladdin no chão!)

Esse painel atrás da mesa desdobra e vira uma cama de casal! Art of Animation

Todos os Resorts Disney são equipados com uma praça de alimentação bem variada, lavanderia, lojinhas, piscinas (sim, no plural, até nos hotéis econômicos), wifi grátis e transporte para os parques e Disney Springs. Os hotéis moderados oferecem também outras opções de recreação, como pescaria e aluguel de bicicletas, e alguns deles oferecerem restaurantes table service além do fast food. Já os hotéis de luxo possuem spa e outras amenidades, como massagem, manicure, entre outros.

Aproveitando que estamos falando em comida, na sua hospedagem da Disney você pode contar com o Disney Dining Plan, um plano de refeições pré pago onde você consegue economizar até 30% dos custos em alimentação da sua viagem!

Matéria Especial: Como funciona o Disney Dining Plan

Mas, agora que falei esse monte de coisa boa sobre os hotéis da Disney, vou falar o que não compensa neles. Os hotéis da Disney vão de 3 a 5 estrelas e, considerando o valor dos resorts de 3 estrelas dentro do complexo, você certamente consegue algo 4 estrelas do lado de fora. Se você está procurando conforto e não está disposto a pagar por um hotel moderado ou de luxo na Disney, você consegue um moderado na International Drive pelo preço de um Econômico dentro do Complexo.

Outra desvantagem é a localização. Se você pretende visitar todos os parques de Orlando na sua viagem, talvez não compense ficar por lá a sua viagem toda, pois você estará há pelo menos 20 minutos de qualquer lugar. O legal seria ficar apenas nos dias que você for fazer os parques da Disney. Essa questão da localização também prejudica um pouco aquela passadinha na farmácia ou no mercado. Você vai encontrar de tudo pra vender nos hotéis, mas a facilidade tem seu preço, e obviamente comprar fora da Disney sairia muuuuito mais em conta.

Eu pessoalmente amo ficar dentro da Disney. Cheguei a ficar 20 dias hospedada lá dentro e rodei Orlando durante a viagem sem maiores problemas. Sempre vou ao supermercado no dia que eu chego, e aproveito para fazer essas comprinhas diárias quando vou aos parques de fora. Não troco a Disney por nada, e pra mim é tudo uma questão de otimizar o roteiro!

Se você quiser ver um orçamento para os hotéis da Disney, entre em contato com a gente pelo DPoint Viagens! Temos opções em todos os resorts do complexo, inclusive com os planos de refeições e combo de ingressos.

SOLICITAR ORÇAMENTO


UNIVERSAL ORLANDO

Uma forma excelente de passar seus dias em Orlando! Com fácil acesso à International Drive e aos parques Universal Studios, Islands of Adventure e Volcano Bay, os resorts da Universal Orlando oferecem conforto e vantagens exclusivas. No total são 5 resorts, com um 6º em construção.

As vantagens abaixo são válidas para todas as categorias de hospedagem:

– Acesso antecipado ao Mundo Mágico de Harry Potter;
– Transporte gratuito de ida e vola para os parques Universal Studios, Islands of Adventure, Volcano Bay e ao Universal CityWalk;
– Acesso ao Golf Universal Orlando Program
– Encontro com personagens no hotel;
– Entrada nas boates e casas noturnas do CityWalk;
– Entrega das compras dos parques diretamente no hotel.

Para as categorias Moderada e Luxo, conte ainda com mais duas vantagens:

– Universal Express Unlimited (entre nas atrações sem pegar fila);
– Preferência na espera em restaurantes.

Assim como os hotéis da Disney, os hotéis da Universal são absolutamente temáticos e imersivos! E todos ficam super pertinho dos parques, já que a Universal é bem menor que a Disney. Em alguns hotéis você pegará um ônibus até os parques, mas no Portofino, por exemplo, um hotel de luxo, você chega de barco no meio do “rio” do CityWalk, tendo acesso aos dois parques temáticos. Opções de refeições também não faltam nos hotéis.

Quarto dos Minions no Portofino Bay, um dos hotéis de luxo da Universal! Olha que incrível!!

Decoração do quarto família no Cabana Bay: são quartos um pouco mais caros, mas que contam com uma mini cozinha e espaço para até 6 pessoas, como o Art of Animation da Disney.

Conforto e requinte no badaladíssimo Hard Rock Hotel, da Universal Orlando!

Existem duas coisas que a Universal oferece e os hotéis da Disney não. A primeira delas e mais relevante: boa localização. Você está em um ponto ótimo da cidade, perto de diversas atrações, shoppings e outlets. Outra vantagem: encontro de personagens nos hotéis. Na Disney isso até acontece, mas somente se você reserva alguma refeição especial com personagens, como no restaurante Ohana dentro do Polynesian Resort, por exemplo, mas personagens andando pelo hotel ao longo do dia, com a possibilidade de encontrar, só em momentos muito especiais e de fato de surpresa para os hóspedes! Na Universal isso é diferente, e você encontra os personagens do filme Meu Malvado Favorito “de boas” passeando pelo hotel! Além deles, Simpsons e Bob Esponja também sempre dão as caras. Isso te poupa um tempo ótimo no parque, que em vez de você ficar na fila do personagem, vai curtir uma atração.

Gru e Minions no Lobby do Cabana Bay! Personagens disponíveis pra foto nos hotéis!

Mas claro, nem tudo é perfeito. Não é como se ficar na Universal fosse igual ficar na Disney “só que mais bem localizado”. Pra começar, as diárias na Universal são meio carinhas… o Cabana Bay, que é o hotel mais barato entre os hotéis da Universal, não chegam nunca a custar tão barato quanto os All Star Resorts da Disney. Os valores até são legais, mas ele é um hotel mais novo e mais confortável que os All Star Resorts. Então espere diárias à partir de US$112,00 versus os US$89 dos All Star Resorts. Na verdade, US$112 é o valor oficial mínimo do resort, mas eu nunca vi diárias por lá por menos de US$130,00… então não consegui saber quando são vendidos esses quartos de US$112,00. Fora que por esse valor a gente acha coisas incríveis fora do Complexo. Ah, como se não bastasse, o estacionamento no hotel é pago à parte: mais US$10,00 + taxas por noite, enquanto na Disney o estacionamento é de graça. De qualquer forma, é o custo da experiência, e a Universal arrasa com hotéis de qualidade e quartos espaçosos. Se você tiver a disponibilidade, vale super a pena!

Ficou afim de se hospedar por aqui? Entre em contato com a gente pelo DPoint Viagens!

SOLICITAR ORÇAMENTO


HOTÉIS POR ORLANDO

Existem centenas de opções de hotéis e resorts fora da Disney e da Universal. Você vai encontrar opções tão baratas que vai até se assustar! Enquanto na Disney e na Universal as diárias diárias iniciam em U$89 e US$112, respectivamente, fora você vai encontrar opções econômicas por U$50!

Mas… será que compensa?
Assim como ficar dentro dos complexos, depende muito do que você está buscando.

Se a sua viagem é mais focada em compras do que nos parques, é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção. Você estará muito mais bem localizado ficando na International Drive (I4), com outlets e shoppings mais próximos, do que “ilhado” na Disney. Fora que as opções de restaurantes sem ser fast food são mais variadas e em conta do que dentro da Disney e da Universal.

 Além disso, muitos parques também estão por ali, como o Universal Studios, Island of Adventure, Sea World, Aquática… e o acesso aos parques mais afastados como Legoland, Busch Gardens e Kennedy Space Center é bem fácil pela I4. Muitos hotéis e resorts fora do Complexo Disney também oferecem translado para os parques de ida e volta, o que pode ser interessante se você não quiser alugar um carro. Quando fiquei hospedada no Champions World Resort, usei o translado deles alguns dias e economizei com isso. Segue abaixo a matéria sobre o resort:

Hospedagem fora da Disney: conheça o Champions World Resort!

Se você está procurando um hotel com um pouco mais de conforto sem gastar tanto quanto gastaria na Disney, essa opção também é pra você! As opções costumam ser mais baratas e bem diversificadas. Outra boa pedida é para você que tem crianças que acabam demandando um acesso à cozinha mais frequente. Algumas crianças têm restrições alimentares e não se adaptam muito bem à viagem, pela mudança de rotina. Certamente os apartamentos completos são cerca de 30% mais baratos fora da Disney do que dentro dela, e facilitam muito na hora das refeições. Além disso, alguns hotéis oferecem café da manhã incluso, algo que na Disney não é uma opção, você sempre terá que pagar a parte.

Cozinha completa no hotel Marriot Lake Nona | (c) Marriot

A questão da hospedagem fora da Disney é: esse barato pode sair bem caro quando você coloca tudo na ponta do lápis.

Primeiro, você vai gastar muito com estacionamento sempre que for a um parque da Disney. Se você for nos 4 principais parques, 2 parques aquáticos e Disney Springs, o setor comercial, já ficaram U$140 a mais no orçamento (U$20 por dia). Fora o combustível, né?

Se você optou por não alugar um carro e usar o translado que o hotel oferece, fique atento com duas coisas: a primeira é que muitos hotéis cobram à parte esse tipo de serviço, e os mesmos U$20 que você pagaria no estacionamento, você vai pagar por integrante da família. Olha a furada! E a segunda é que esses translados tem horários específicos de saída e chegada, enquanto os resorts da Disney oferecem ônibus a cada 10-20 minutos. Pode ser que só tenha lugar no ônibus pra sair às 10 da manhã (e o parque abriu às 8, você vai chegar e as filas já estarão intensas), e pode ser que na volta você precise perder os fogos pra conseguir pegar a van (imagina gastar o que você vai gastar e acabar perdendo o grand finale?!), ou que você fique 1 hora a mais depois do horário de fechamento esperando o ônibus, seus filhos cansados e com frio. Por isso, sempre busque detalhes sobre o translado antes de contar com ele.

Alguns hotéis são beeeem mais baratos à primeira vista, mas você vai pagar à parte o wifi, o estacionamento no próprio hotel, o café da manhã, o translado do aeroporto (de ida e de volta), o translado para o parque, o estacionamento nos parques… você que não queria pagar U$89 por dia pra ficar na Disney pode acabar gastando U$130 pra ficar fora dela!

Caso você queira ver orçamentos diretamente com a DPoint Viagens tendo a certeza que vai encontrar uma ótima recomendação de hotel com a vantagem de já deixar tudo pago antes de viajar e não ficar exposto à variação do câmbio, vem com a gente!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Caso você esteja pensando em fazer por conta própria, pesquisar é crucial e, pela minha experiência, o Booking.com é o melhor site pra isso. Primeiro, por estar tudo em português, o que facilita muito as buscas. Segundo, porque ele conta com o feedback de todo mundo que já se hospedou nos hotéis, e fica muito fácil saber quais opções são seguras e quais são arriscadas. E terceiro, porque a grande maioria das estadias só são pagas quando você chega lá e podem ser canceladas, o que te dá um tempo maior pra se planejar financeiramente.

Ir para Booking.com


ALUGUEL DE IMÓVEIS

Essa opção é a menos explorada entre os brasileiros, mas vem se tornando cada vez mais popular. Se você tem um grupo grande, é uma opção de custo benefício excelente! Você consegue alugar mansões com 4, 5 quartos às vezes, que acomodam bem um grupo de 10 pessoas ou mais. Alguns proprietários levam o negócio de aluguel de temporada tão à sério que decoram a casa inteira com utensílios e roupas de cama da Disney, para que você se sinta de fato no meio da magia por muito menos do que uma diária de hotel.

Essas casas geralmente oferecem wifi incluso, ar condicionado, e outras amenidades, o que traz um certo conforto. E vamos concordar, a liberdade de ficar em uma casa só sua é incomparável à estadia de um hotel. Você tem muito mais flexibilidade e ambientes para socializar com a família do que teria em um quarto de hotel.

sala de estar em uma residencia de condomínio em Celebration | (c) Magical Village Resort

sala de estar de casa em condomínio, em Celebration | (c) Magical Village

Porém, um pequeno detalhe a ser levado em consideração é que a grande maioria das casas não oferece serviço de housekeeping (limpeza), e você vai ter essa preocupação a mais também, arrumar a casa, lavar a louça, trocar roupa de cama, lavar banheiro… Isso pode tomar muito tempo, e são coisas que você não gosta de fazer nem no dia-a-dia, que dirá nas suas férias, né? Fora que você vai ter que pegar o carro pra tudo, porque as casas não costumam ficar próximas o suficiente de farmácias e restaurantes para se visitar a pé, e não existe a lojinha do hotel pra quebrar um galho.

Outra coisa importante: fique ligado com AirBnb e afins. O risco de levar gato por lebre é muito grande! Então, caso você queira ver hospedagem em alguma casa segura e tendo o respaldo de uma agência pra garantir o seu conforto e a infraestrutura da casa em ordem na sua visita, vem com a DPoint Viagens! As casas não estão no site, mas é possível solicitar orçamentos por lá também!

SOLICITAR ORÇAMENTO


CONSIDERAÇÕES

Não existe uma regra do que é melhor e do que é pior, é tudo uma questão de perfil e prioridades.

Eu particularmente vivo e respiro os parques, e gosto de passar 90% do meu tempo em Orlando neles. Chego na hora que abre e saio na hora que fecha. Então, pra mim, que amo a Disney, não consigo ver nada melhor do que ficar dentro Complexo. Se fico mais dias, busco os econômicos, e se fico menos, busco os moderados. Já fiquei em alguns de luxo também, mas não acho que o custo benefício compense caso você vá passar grande parte do seu dia fora. Prefiro gastar a diferença nas compras! Pra mim, um bom chuveiro e uma cama confortável são mais do que o suficientes.

Se você tem crianças e sabe que a cozinha vai ser um item vital na sua viagem, existem opções tanto dentro dos Complexos quanto fora, e vai da sua prioridade pessoal decidir se gasta um pouquinho a mais pra ficar dentro ou se economiza alguns dólares ficando fora para gastar em outra coisa. Ficar dentro, especialmente com crianças, é incrível, por toda a magia que se estende desde os parques até a cabeceira da cama. Mas tudo tem seu preço, e nem sempre compensa. Seus filhos já estão em Orlando! Vão se divertir demais ao longo dos dias e vão chegar desmaiados no hotel, pouco importa pra eles onde vão dormir, então não tenha consciência pesada se precisar cortar os custos nessa etapa.

Alugar uma casa é uma saída excelente para quem está indo em um grupo grande, mas pode acarretar em um gasto de tempo precioso fazendo a manutenção da casa. E vamos combinar, tempo é dinheiro! E não é qualquer dinheiro, é dólar! Perder tempo em dólar é muito, muito caro, então é legal pensar bem se essa é a opção ideal pra vocês e já dividir as tarefas antes de saírem do Brasil pra não dar briga! 😉

E aí, conseguiu concluir o que é melhor pra você?

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.