Pra mim, o Natal na Disney é algo incomparável!
Se lá é o lugar mais mágico do mundo o ano todo, imagina bem na época mais mágica do ano?!

É definitivamente a minha época preferida pra se estar lá.

Nos últimos 8 anos eu passei todos os meus natais em Orlando. Já fiz programação de todos os tipos, tanto com muvuca, quanto longe das lotações. Independente do seu estilo de viagem, saiba que você vai precisar de bastante paciência nessa época do ano. Mesmo assim, com as dicas certas você vai aproveitar (e muito) essa época incrível, e vale muito a pena. E caso você esteja se perguntando: sim, os parques abrem nos dias 24 e 25 normalmente! Aliás, normalmente não, com horário estendido!

Antes de falar sobre as principais atrações e o que você verá de especial nessa época, é importante levar alguns fatos em consideração. Por isso, seguem as famosas…


Rapidinhas Disney Point!

O Natal Americano x O Natal Brasileiro

Sabe aquele jantar de 24 de Dezembro, onde a família toda se reúne em volta do peru de natal, reza, come junta e depois senta para abrir os presentes a meia noite? Então, isso é muito mais algo do Brasil. Nos Estados Unidos essa coisa que nós fazemos no dia 24 de Dezembro, eles fazem no Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, no final de Novembro. O dia 24 é um dia mais tranquilo onde eles passam em família. Jantam juntos e tudo, mas normalmente só o seu núcleo, sem avós, primos ou tios. É algo mais íntimo e calmo. O dia 25 que é o dia de Natal de fato!

A ceia do dia 24 de Dezembro

Lá você não vai encontrar ceias de natal super típicas nos lugares, e os presentes só são abertos na manhã do dia 25 (o que faz sentido, afinal Jesus nasceu nesse dia, e o Papai Noel só leva os presentes durante a madrugada mesmo). Se você realmente fizer questão, é possível fazer uma ceia no dia 24, e eu tenho algumas sugestões pra isso!

Parques
Caso você resolva ir para algum parque no dia 24, você pode deixar reservado algum restaurante bacana e fazer um jantar especial por lá mesmo. Teve um ano que eu reservei o Cinderella’s Royal Table no Magic Kingdom, e pedi um peru assado com purê como prato principal! Fora que ó, super chique falar que passei minha ceia no castelo da minha prima Cindy hahahahah 😉

Ano retrasado no dia 24 eu fui participar da festa de doces do show de luzes do Hollywood Studios, a The Osborne Family Spectacle of Dancing Lights Dessert Party. Esse show só acontecia de na época do Natal e era disparado o meu favorito, mas infelizmente em 2015 foi sua última edição, já que o local onde ele era apresentado foi demolido para dar espaço às novas atrações do Hollywood Studios. Ainda tenho esperança de que o show voltará de alguma forma, mas só saberemos no futuro! De qualquer forma, sempre existem as Dessert Parties, tanto no Magic Kingdom quanto no Hollywood Studios!

Restaurantes
Alguns restaurantes brasileiros oferecem também ceia de natal, que você pode reservar com antecedência. Mas normalmente os valores são bizarramente absurdos, já vou avisando!

Faça você mesmo
Se você tiver alugado uma casa ou estiver hospedado em um hotel que o quarto possua cozinha completa, você pode sempre optar por fazer a ceia por lá mesmo. É só ir no Walmart comprar tudo (e você vai encontrar peru com facilidade, só não deixe pra última hora).

Mas gente, na boa? Será que vale a pena meeeesmo gastar um dia de pé na cozinha com todo um mundo pra aproveitar lá fora só pra comer um peruzinho e ir dormir? Será que vale a pena ir a um restaurante brasileiro durante a sua viagem e comer algo que você tem 365 dias do ano no seu país?

Eu sou da teoria (e da prática) de que vale mais a pena mergulhar de cabeça na cultura local e aproveitar de acordo, e assim ganhar história pra contar. Se você está indo passar um Natal em Orlando sem saber quando passará outro, tente ao máximo aproveitar sem se apegar nessas tradições, deixe pro ano que vem! Você certamente vai se divertir mais! 😀

Compre pronto
Alguns lugares, como o Whole Foods por exemplo, tem um buffet self service com muitas opções diferentes, outros aceitam encomendas. Vale dar uma olhada quando você chegar em Orlando e se programar com antecedência. Aí é só passar lá pra buscar no dia 24 e fazer a ceia em casa/no hotel! Clique aqui para acessar  a página da Whole Foods de Orlando.

 

Lotações

É. É cheio.
Pensa o seguinte: Natal é feriado no mundo inteiro e é uma data onde as pessoas passam com a família. É uma data que quase ninguém trabalha e todos podem viajar. Além disso, é uma data mágica, especialmente pra quem tem crianças. Somando 2 + 2 você vai perceber que de fato, o mundo todo quer e tem disponibilidade de estar na Disney nessa época, assim como você.

A semana entre o Natal e o Ano Novo é a semana mais lotada do ano em Orlando. Se você quer viajar nessa época e quer aproveitar ao máximo escapando das muvucas, basta escolher os parques menos populares pra fazer nos dias 24 e 25, como Busch Gardens, Legoland, Animal Kingdom ou até mesmo o Sea World.

Se você é da turminha da Pequena Sereia Ariel e quer estar onde o povo está, a pedida é o Magic Kingdom, definitivamente!

Once Upon a Christmastime Parade

Once Upon a Christmastime Parade

 

No dia 25 o parque costuma fechar com lotação máxima (cerca de 120 mil pessoas), e se você não chegar cedo, pode acabar nem entrando. Mas apesar disso, é um dia muito bacana pra se estar no parque, com algumas ressalvas. Se for sua primeira vez, desista de querer fazer tudo, realmente não vai acontecer, nem que você chegue lá com o parque abrindo. Eu recomendo muito que você tenha 2 dias pra ir ao Magic Kingdom nessa época, independente de ser sua primeira ou milésima vez. Eu costumo ir 2 ou 3 vezes pro Magic Kingdom por viagem, então me enfio na muvuca do dia 25 sem pensar duas vezes. Normalmente reservo fastpass pra 3 atrações concorridas, aproveito as que eu mais gosto que estão com poucas filas, e assisto aos shows no castelo e paradas comemorativas, sem stress de fazer o maior número possível de coisas, só aproveitando a magia de estar lá naquele dia.

Comprinhas e Promoções

Dia 25 os shoppings e outlets não abrem. Mas calma, é só pro seu cartão de crédito respirar e tomar um fôlego, porque dia 26 de Dezembro tem o Boxing Day! O Boxing Day é basicamente o dia onde tudo o que sobrou nas prateleiras entra em liquidação. Eu já peguei preços melhores do que na Black Friday nessa época! Normalmente eu não gasto nada na viagem até o dia 26, quando começo as comprinhas, e nunca me arrependi dessa decisão. Dá pra aproveitar bastante e comprar muito nesse dia! E o legal é que os horários nesse dia são estendidos, abrindo cedinho, tipo 7 da manhã, e fechando quase meia noite!

 


Natal na Disney

O Natal na Disney começa em Novembro, na verdade. Assim que acaba o Halloween, os parques e resorts começam a se preparar para o Natal, e em coisa de uma semana já está tudo montado! Se você estiver indo esse ano em Novembro, entre os dias 1 e 6 você pegará a transição da decoração de Halloween para a de Natal, e à partir do dia 7 tudo já estará totalmente pronto, porque nesse dia acontece a sua primeira noite da Mickey’s Very Merry Christmas Party (vou explicar logo aqui embaixo).

São muitos eventos totalmente voltados para a comemoração do Natal. Os parques que mais oferecem programações especiais são o Magic Kingdom e o Epcot.  Alguns eventos acontecem antes do Natal em si pelo fato de que nos dias 24 e 25 os parques lotam, tornando inviável fazer eventos específicos nessas datas. A maioria dos eventos estão inclusos na entrada regular do parque, mas alguns exigem ingressos e reservas diferenciadas. Vem comigo que eu vou explicar todos eles!

Magic Kingdom

Mickey’s Very Mery Christmas Party

Preço: de US$85 a US$99 e requer também o ingresso comum para o Magic Kingdom caso você entre antes das 16h.
Em 2017:
Novembro: 8, 9, 12, 14, 16, 17, 26, e 28
Dezembro : 1, 3, 5, 7, 8, 10, 12, 14, 15, 17, 19, 21, e 22

A Festa de Natal acontece no Magic Kingdom em algumas noites específicas de Novembro e de Dezembro, e tem início às 19h. O legal aqui é que, como o número de ingressos é limitado, o parque fica super vazio durante a festa. Você vai poder curtir as atrações com pouquíssimas filas e tirar fotos com personagens que só aparecem nessas noites especiais, além de ter acesso a um “open” de cookies e chocolate quente (comida boa e comida de graça! Como não amar?). O show de fogos, Holiday Wishes!, também é exclusivo dessa época. Para valores e datas, clique aqui e confira o site do evento.

Dica: Se você não for à festa, recomendo escolher um dia para ir ao Magic Kingdom em que ela não aconteça. Assim você consegue aproveitar o parque o dia todo, porque nos dias de festas eles te “convidam” a se retirar por volta das 17h e você não poderá assistir aos fogos!

Once Upon a Christmastime Parade

Once Upon a Christmastime Parade



Holiday Wishes!

O show Wishes! tem uma versão especial de Natal, que será exibida de 7 de Novembro a até mais ou menos 5 de Janeiro esse ano. O show é lindo e é totalmente novo se você só viu o Wishes convencional. Ele acontece em todas as noites, não apenas no dia da Mickey’s Very Merry Christmas Party. Logo antes dele tem o show Celebrate the Magic no castelo, que não é totalmente reformulado pelo Natal, mas ganha uma parte especial sobre a data.

 

Frozen Holiday Wish

O Castelo da Cinderella ganha um toque especial da princesa Elsa, e conta com diversos personagens do filme Frozen. Costuma começar logo no início de Novembro e vai até o início de janeiro.

Frozen Holiday Wish

Frozen Holiday Wish

 

Jingle Cruise

O Jungle Cruise é uma atração da Adventureland onde você sobe a bordo de um barco e conhece florestas, templos e reservas naturais pelo mundo. Pode até parecer chato pela descrição, mas é engraçadíssimo! Pra você ter idéia, o ator Robin Williams começou sua carreira como ator de comédia trabalhando na atração, e todos os cast members que trabalham lá seguem essa linha de humor. No Natal a atração ganha uma edição especial, a Jingle Cruise, onde você pode conferir piadas e decorações especiais da época!

Eles trocam até a placa de entrada do Jungle Cruise para Jingle Cruise!

Eles trocam até a placa de entrada do Jungle Cruise para Jingle Cruise!

Epcot

Holidays Around the World

No World Showcase você conta com as histórias e tradições dos países, com festas, músicas e comidas tradicionais. São várias apresentações ao longo do dia, e você pode conferir os horários das apresentações ao chegar no parque!

Candlelight Processional

O Candlelight Processional, acontece no America Gardens Theatre, no Pavilhão America Adventure (Estados Unidos), sendo a parte americana do Holidays Around the World. O evento narra uma agitada história de Natal, contando com a apresentação de uma celebridade e acompanhado por uma orquestra de 50 pessoas em uma missa com coral.

Peraí, celebridade?!
Sim! Seguem as celebridades e as datas de 2016:

Steven Curtis Chapman
De 25 a 27 de Novembro de 2016
Neil Patrick Harris
De 28 de Novembro a 01 de Dezembro de 2016
Whoopi Goldberg
Dias 2 e 3 de Dezembro de 2016
Edward James Olmos
De 4 a 6 de Dezembro de 2016
*Anúncio em breve*
De 7 a 9 de Dezembro de 2016
Robby Benson
De 10 a 12 de Dezembro de 2016
Meredith Vieira
De 13 a 15 de Dezembro de 2016
Joe Morton
De 19 a 21 de Dezembro de 2016
Ming-Na Wen
De 22 a 24 de Dezembro de 2016
Jodi Benson
De 25 a 27 de Dezembro de 2016
Cal Ripken Jr.
De 28 a 30 de Dezembro de 2016

Neil Patrick Harris apresentando o Candlelight Processional. Suit up!

Neil Patrick Harris apresentando o Candlelight Processional. Suit up!

O evento tem se tornado uma tradição familiar essencial para muitos visitantes. Ele é gratuito se você quiser assistir de pé e lá atrás. Se você quiser sentar no teatro para assistir ao show e ver seu ídolo de pertinho, deverá fazer o pacote de refeição + Candlelight Processional, garantindo seus assentos. Para fazer a reserva você pode clicar aqui.

 

Hollywood Studios

Jingle Bell, Jingle BAM!

Novidade de 2016! O Jingle Bell, Jingle BAM  será apresentado a partir do dia 14 de Novembro em frente ao Chinese Theater, contendo muitos fogos e músicas temáticas, trazendo o espírito natalino para todos os visitantes através de cenas de grandes clássicos da Disney, como O Natal do Mickey Mouse (Mickey’s Christmas Carol), A Bela e a Fera, A Árvore de Natal do Pluto (Pluto’s Christmas Tree), Bambi, ) O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) e muitos outros!

dhs_projections
PS: já disse que vai nevar no show?

Além do espetáculo, você também poderá contar com uma Dessert Party atrelada ao show, com assentos especiais, sobremesas e bebidas para quem comprar o pacote. E ah, aqueles que comprarem também ganharão um óculos 3D para ilusões holográficas incrementarem ainda mais o show!

O evento vai de 14 de Novembro a 31 de Dezembro.

Personagens

Quer tirar fotos com o papai Noel e com o Pateta Noel? Você pode fazer isso no Hollywood Studios, e no Disney Springs também!

Disney Springs

Existem várias atrações natalinas em Disney Springs também, e o melhor é que você não precisa de ingressos para participar.

Santa Goofy!

Santa Goofy!

Você pode conferir apresentações especiais por Disney Springs. Algumas em lugares fixos, outras itinerantes. Vale verificar os horários e as apresentações ao chegar por lá!

O Hanukkah também é comemorado em Disney Springs, de 6 a 13 de Dezembro esse ano. Histórias são contadas e músicas são cantadas no Waterview Park in The Landing. Confira os horários ao chegar.

 
Tours de Natal

A Disney faz 2 tours especiais de Natal, onde você aprende curiosidades e tem a oportunidade de saber mais sobre como a Disney cria a magia do Natal.

Disney Yuletide Fantasy

Conheça a logística envolvida para tornar os eventos de Natal realidade! Nessa tour de 3 horas você vai entender também como diversas nacionalidades comemoram o Natal no World Showcase no Epcot, além de saber tudo sobre as decorações especiais da Main Street no Magic Kingdom e visitar um Resort para ver como os detalhes trazem o espírito natalino para os guests.

Valor | US$99 (não inclui taxas)
Mais informações | Clique aqui
Reservas | + 1 (407) 939 8687

Disney’s Holiday D-Lights

Essa tour é um pouco mais longa, 5 horas, e mais “VIP” também! Além de aprender muito sobre tudo o que envolve o Natal no Complexo Disney, você vai assistir ao Candlelight Processional em assentos exclusivos! Você também vai poder conferir o Jingle Cruise e entrar direto sem filas, conhecer o time que está por trás da decoração dos eventos e resorts e, pra encerrar participará de um jantar exclusivo já incluso.

Valor | US$259 (não inclui taxas)
Mais informações | Clique aqui
Reservas | + 1 (407) 939 8687


Natal nos outros parques de Orlando e região

Apesar do Natal na Disney ser o mais icônico e marcante, todos os parques comemoram a data com momentos e shows especiais!

Universal Studios
Macy’s H0liday Parade

A famosa parada de Thanksgiving que acontece em NY no final de novembro vem para Orlando e passa todo o mês seguinte no Universal Studios, podendo ser vista de 3 de Dezembro a 1 de Janeiro. Seguem os horários:

Datas ainda não liberadas.

Macy's Holiday Parade passando pelo Universal Studios

Macy’s Holiday Parade passando pelo Universal Studios

A Barney Holiday

O dinossauro Barney e seus amigos apresentam um musical especial de Natal, imperdível para os pequenos!

The Bluebrothers Holiday Show

Os irmãos Jake e Elwood tocam as músicas mais famosas de natal na Delancey Street!

Mannheim Steamroller

Pensou Natal? Pensou Mannheim Steamroller. A tour de natal da banda passa pelo Universal Studios durante a temporada fazendo shows em dias selecionados às 19h. Segue o cronograma:

Islands of Adventure
The Grinchmas Who-Liday Spectacular

A história do Grinch é contada em um teatro, super bem produzido e imperdível!

 

Grinchmas Who-liday!

Grinchmas Who-liday!

Meet the Grinch

O Grinch (verde e em pessoa!) está disponível para fotos na Seussland, basta ficar ligado nos horários quando chegar lá!

The Grinch & Friends Character Breakfast

O Grinch também está presente em uma experiência um pouco mais exclusiva: um café da manhã buffet com diversas opções, como ovos verdes (!), paquecas, bacon, croissant… (ai que fome).
O café tem um custo de US$34,99 por adulto e US$20,99 e por criança (taxas não inclusas).

Entre as poucas opções de refeições com personagem que a Universal oferece, o Grinchmas Breakfast é considerada a melhor!

Entre as poucas opções de refeições com personagem que a Universal oferece, o Grinchmas Breakfast é considerada a melhor!

Sea World
SeaWorld’s Christmas Celebration

Datas ainda não anunciadas.

Shows especiais de Natal estão espalhados por todo o parque, e até a baleia Shamu entra na dança, com o show Shamu Chrismas Miracles. Há também um show de patinação no gelo que faz sucesso, o Winter Wonderland on Ice, apresentado algumas vezes durante o dia. Vale a pena chegar no parque e já se programar para não perder as apresentações. A entrada para o Sea World’s Christmas Celebration está inclusa no ingresso comum.

Busch Gardens
Christmas Town

Datas ainda não anunciadas.

O parque fica decorado com mais de 2 milhões de luzes natalinas! O Jungle Jubilee, que acontece somente nesse evento, conta com soldados quebra-nozes gigantes e decorações exclusivas. Além do Jungle Jubilee você conta com mais diversos shows exclusivos. Esse ano a famosa rena Rudolph e seus amigos Clarice, Bumble e Yukon Cornelius estrearão tirando fotos com todos pelo parque! Aliás, o Papai Noel também estará por lá. Não é necessário ingresso à parte.

Legoland
Christmas Bricktacular

Datas ainda não anunciadas.

Uma árvore de natal de Lego com mais de 9 metros de altura, diversas decorações natalinas feitas de Lego, além de um Papai Noel em tamanho real e caças ao tesouro temáticas são apenas algumas das atrações que você encontrará nesse evento! Ele acontece nos dias selecionados e não tem custo adicional.


Natal em Orlando

Se você quer passar o Natal em Orlando mas quer fugir dos parques, opções não faltarão também. Existem alternativas menos badaladas, mas também marcantes.

Gaylord Palms Resort Orlando

O evento ICE! acontece todos os anos no Gaylord Palms, com o tema mudando a cada edição. Lá você confere esculturas e escorregadores feitos de gelo em um ambiente super super super frio (você ganhará casacos especiais na entrada). Vale super a pena pra quem quer fugir do agito mas ainda ter uma experiência diferente, especialmente se você estiver com os pequenos.

Escorredor de gelo no Gaylord!

Escorredor de gelo no Gaylord!

O ICE! ainda não teve as datas divulgadas, e os preços são US$14,99 para crianças e US$28,99 para adultos (não inclui as taxas). Para comprar o seu ingresso, clique aqui!

Passeios pela cidade

Se tem uma data que americano ama comemorar e se empenha meeeesmo, é o Natal. Se você pegar pra dar uma volta por Orlando nas áreas mais residenciais, vai ver como eles capricham na decoração! É bem aquela coisa de filme mesmo! Teve um ano que desistimos de ir para os parques e pegamos o carro e fomos rodar no bairro Celebration. Me senti na rua do Kevin McCallister (Esqueceram de Mim)! O pessoal se dedica mesmo. Vale muito esse passeio, que além de tudo é grátis.

Tanto em Celebration quanto em Winter Park você vai encontrar pista de patinação no gelo, que costuma sair por menos de US$10 por pessoa. A de Winter Park é mais famosinha, mas a de Celebration dá pra brincar também. O legal de Celebration é que tem até neve de verdade pra brincar!! Às vezes vale juntar esse evento ao passeio e já ter essa experiência! É certamente um passeio menos lotado e mais tradicional.

neve em Celebration!

neve em Celebration!

 


Tem alguma sugestão para o Natal? Conta pra gente! 🙂

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.