Ficar na fila durante a sua viagem a Orlando é inevitável. Isso vai acontecer desde o primeiro minuto que você pisar nos Estados Unidos: fila pra sair do avião, pra passar na imigração, pra pegar o monotrilho, pra pegar as malas, pra pegar o carro alugado… Felizmente a Disney inventou um recurso bem bacana para que, pelo menos ali dentro da bolha de magia e diversão, as filas não sejam um problema no seu dia! 😉

O Fastpass+ são passes que você agenda com antecedência para evitar as filas de algumas atrações na Disney. Esse recurso é gratuito e você pode escolher até 3 atrações por dia. Depois de utilizar os 3 passes, você fica liberado para agendar mais um extra ao longo do dia! Não existe forma de pagar para aproveitar mais atrações, por isso é importante ter estratégia e saber quais atrações valem a pena. Todos tem direito ao Fastpass+, independente da idade ou de onde está hospedado.

 

Pouco tempo atrás os Faspass eram de papel, e você só podia pegar chegando no parque e indo direto na atração. Imaginou a correria que era, né? hahahahahah

 

Os Fastpass+ são válidos para os parques da Disney: Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom. Aqui nessa matéria você vai encontrar um tutorial bem fácil de como agendar os seus Fastpass+, quais atrações reservar em cada parque e quando você pode fazer os agendamentos. É muito mais prático do que você imagina, e certamente é um tempo que você vai preferir perder no Brasil do que em Orlando (especialmente se você for dos meus que começa a curtir a viagem meses antes de ela de fato acontecer).

Como utilizar

Para marcar seus Fastpass+ é necessário que você já tenha adquirido seus ingressos para os parques. Quanto mais perto da visita, menos disponibilidade você encontrará de atrações e horários. Não que você encontrará tudo esgotado se deixar para marcar no dia, mas certamente as atrações mais concorridas estarão esgotadas. Existem atrações que inclusive esgotam semanas antes da visita!  É por esse motivo que eu sinceramente recomendo que você compre seus ingressos antes de sair do Brasil e planeje com antecedência.

Você pode marcar seus Faspass+ 30 dias antes da sua visita. Se você estiver hospedado na Disney, melhor ainda: 60 dias antes! Mais uma vantagem pra quem opta por ficar dentro do Complexo Disney.

Se uma atração possui Fastpass+, ela possui duas entradas: Stand-By Entrance (“entrada com espera”), e FastPass+ Entrance (entrada com Fastpass+). Basicamente, você agenda o Fastpass+ conforme o passo a passo que eu fiz aqui embaixo. No dia e no horário marcado, você vai até a atração e entra diretamente na fila de Fastpass+, que te levará direto para o brinquedo. As entradas de Fastpass+ são próximas da entrada convencional, e normalmente são bem fáceis de encontrar. A entrada normal costuma ter um marcador contando o tempo de espera na fila, enquanto a entrada de Fastpass tem um relógio informando o horário, para que você saiba se está a hora de entrar na sua atração ou não. Ao entrar, você colocará o cartão do ingresso (ou a Magicband+) no sensor. O sensor vai informar ao Cast Member que você tem um horário agendado, e vai liberar a sua entrada. Fácil assim.

Fastpass à esquerda, entrada normal à direita | (c) DadsGuide


Quais atrações agendar

Nem todas as atrações possuem FastPass+, e as filas das atrações variam muito! Tem atrações que as filas mal chegam a 5 minutos, e outras que você perderia facilmente mais de 1 hora na fila. Mas mais importante do que agendar os Fastpass+, é agendar os Fastpass+ que se fazem realmente necessários e vão garantir um maior aproveitamento do seu dia.

Você tem direito a um total de 3 passes. Nos parques Epcot e Hollywood Studios, as atrações concorridas são tão disputadas, que possuem um grupo separado para agendamento de FastPass+. Você pode escolher apenas uma delas, e os outros 2 passes devem ser de atrações menos concorridas. Os parques Magic Kingdom e Animal Kingdom não distinguem os FastPass+ em grupos.

E bom, sou designer e Disney maníaca. Por isso fiquei pensando em como apresentar a lista de atrações de uma forma que não confundisse quem nunca sequer ouviu falar das atrações, e resolvi separa-las por cor. E como o Disney Point também é um blog inclusivo, marquei com números para facilitar àqueles que não conseguem ver as cores! 😉

(1) Necessidade de FastPass+: Baixa
(2) Necessidade de FastPass+: Média
(3) Necessidade de FastPass+: Alta
(4) Necessidade de FastPass+: Muito Alta

Se estiver indo com criança e quiser saber quais das atrações abaixo permitem a entrada do pequeno, acesse a matéria altura mínima nos brinquedos: saiba em quais atrações seu filho pode ir. 🙂


Magic Kingdom

Aqui a seleção é feita em um grupo.
Escolha 3 entre as seguintes atrações:

(4) Seven Dwarfs Mine Train
(4) Splash Mountain (baixa no inverno)
(4) Space Mountain
(4) Peter Pan’s Flight
(3) Big Thunder Mountain Railroad
(3) Jungle Cruise
(3) 
The Many Adventures of Winnie the Pooh
(3) 
Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin
(2) Haunted Mansion
(2) Pirates of the Caribbean
(2) 
Town Square Theater | Foto com com Mickey Mouse
(2Ariel’s Grotto | Foto com a Pequena Sereia
(2Under the Sea Journey of The Little Mermaid
(2Dumbo The Flying Elephant

(2Enchanted Tales with Belle
(2Princess Fairytale Hall | Foto com as princesas Disney
(1) The Magic Carpets of Aladdin
(1) It’s a small world
(1) Mad Tea Party
(1) Mickey’s PhilharMagic
(1) The Barnstormer
(1) Festival of Fantasy Parade (área VIP)*
(1) Monsters, Inc. Laugh Floor
(1) Tomorrowland Speedway
(1) Wishes (área VIP)*


Epcot

Aqui a seleção é feita em 2 grupos.
Escolha 1 entre as seguintes atrações:

(4) Frozen Ever After
(3) Soarin’
(3) Test Track
(2IllumiNations: Reflections of Earth (área VIP)*

+ Escolha 2 entre as seguintes atrações:

(2Character Spot | Foto com Mickey, Minnie e a  turma
(2Mission: SPACE
(1) Living with the Land
(1) Disney & Pixar Short Film Festival
(1) Journey Into Imagination
(1) Spaceship Earth
(1) The Seas with Nemo & Friends
(1) Turtle Talk with Crush


Hollywood Studios

Aqui a seleção é feita em 2 grupos.
Escolha 1 entre as seguintes atrações:

(4) Rock ‘n’ Roller Coaster
(3) Toy Story Mania
(1)  The Great Movie Ride
(1)  Fantasmic! (área VIP)* (recomendado na alta temporada)
(1)  Beauty and the Beast – Live on Stage

+ Escolha 2 entre as seguintes atrações:

(3) The Twilight Zone Tower of Terrror
(2For the First Time in Forever – A Frozen Sing-Along Celebration
(2Star Tours
(1) Disney Junior – Live on Stage!
(1) Indiana Jones Epic Stunt Spectacular
(1) Mupet Vision 3D
(1) Voyage of the Little Mermaid


Animal Kingdom

Aqui a seleção é feita em 2 grupos.
Escolha 1 entre as seguintes atrações:

(4) Na’vi River Journey
(4) Avatar Flight of Passage

+ Escolha 2 entre as seguintes atrações:

(3) Expedition Everest
(3) Kilimanjaro Safaris
(3) Kali River Rapids
(2Primeval Whirl
(2Dinosaur
(2Adventurers Outpost |Foto com Mickey e Minnie
(1) Finding Nemo – The Musical
(1) It’s Tough to be a Bug
(1) Festival of The Lion King
(1) Rivers of Light (área VIP)*

 

*não recomendo gastar os FastPass+ com lugares VIP nos shows e paradas. É possível ver muito bem fora dessas áreas, basta chegar com certa antecedência. Vale muito mais a pena do que gastar seu FastPass+! 😉


Agendando seus FastPass+

Agora que você já tem seus ingressos e já sabe quais atrações pretende visitar e quais dias vai visitar cada parque, é o momento de agendar seus FastPass+. Lembrando que, caso você tenha uma reserva de hotel na Disney, poderá reservar com 60 dias de antecedência. Caso não possua, apenas 30 dias antes da sua viagem.

Fiz o tutorial para computador e para aplicativo de celular. Eu pessoalmente acho mais fácil marcar pelo computador antes de viajar, e alterar pelo celular durante a viagem!

Os agendamentos são feitos através do My Disney Experience. Se você não conhece o sistema, é só acessar nossa matéria Saiba tudo sobre o My Disney Experience para conhecer!

A primeira coisa que você deve fazer antes de marcar seus Fastpass+ é cadastrar seus ingressos na sua conta do My Disney Experience. Se você não sabe fazer isso, eu ensinei no passo a passo que você encontra clicando aqui!

Dicas:

1. Você tem uma janela de tempo de 1 hora para utilizar o seu FastPass+
Isso te dá uma certa flexibilidade para sair de uma atração e ir em direção ao seu FastPass+. Mas cuidado para não bobear e ficar na correria ou perder por estar de um lado do parque e a atração ser do outro. Tente sempre fazer as atrações ali por perto conforme vai chegando o horário.

2. Atenção aos horarios pra não perder os fogos!
Sabe aquela coisa de que quando a oferta é muita, o santo desconfia? Aquela montanha russa tá esgotada para o dia inteiro, menos ali em um buraco às 20h. Aí você agenda e descobre bem no dia que ou vai na montanha russa, ou assiste ao Wishes. Se você prestar atenção na hora de agendar, não vai ter que passar por isso, garanto.

3. Reserve seus Fastpasss+ para as horas mais concorridas.
Os momentos mais cheios dos parques acontecem entre 11 da manhã e 5 da tarde. Não desperdice seus Fastpass+ de manhã ou à noite, porque normalmente as atrações já ficam mais vazias, enquanto no período da tarde até mesmo as atrações menos concorridas tendem a ter alguma fila.

4. Busque usar todos os Fastpass+ no máximo até umas 16-17h.
Isso porque, ao usar seus 3 passes, você ganha mais um extra! Assim você garante tempo e disponibilidade pra escolher mais uma atração e aproveitar seu passe.

5. Nem todos são obrigados a fazer as mesmas atrações.
Se a mãe e a filha quiserem ir na Space Mountain, mas o pai não curte montanha russa e prefere levar o filho menor pra curtir a atração do Buzz Lightyear, sem problemas. Basta marcar essas atrações separadamente. Busque sempre marcar atrações próximas, pra vocês não ficarem perdidos pelo parque! Importante lembrar que menores de 14 anos não podem ir a uma atração desacompanhados.

6. Marque e desmarque quantas vezes precisar.
Mudou de planos? Não tem problema! É só entrar no site ou no aplicativo e alterar. Você pode mudar a atração, ou mante-la e trocar o horário, por exemplo.

7. Single Riders: atrações concorridas e praticamente sem fila.
Se você não se importa em ir em uma atração sem sentar ao lado de algum membro da família, se você está sozinho ou se você quer aproveitar o seu dia com o mínimo de filas, a opção de Single Rider, ou “passageiro avulso”, é pra você! É uma terceira opção de fila, além da Stand-By (comum) e da Fastpass+. É basicamente uma fila de pessoas sozinhas, que são chamadas pra irem completando os carrinhos. Sempre tem aquela familia de 3, de 5, de 7 pessoas… aí eles acabam chamando alguém da fila de Single Rider para o assento não ir vazio. Essa fila é super rapidinha, e você pode pegar com toda a família se quiser, apenas cientes de que não sentarão juntos. Normalmente você até acaba indo no mesmo trem que o seu familiar, ou logo no trem seguinte.

As opções que oferecem Single Rider são:
Epcot: Test Track
Hollywood Studios: Rock’n Roller Coaster
Animal Kingdom: Expedition Everest

 


Tutorial | Computador

Passo 1: Acesse o link abaixo e clique em “conecte para começar”:

AGENDAR FASTPASS+

 

 


Passo 2: Selecione as pessoas do seu grupo que entrarão nessa seleção de Fastpass+.

É importante lembrar que apenas as pessoas que tem ingressos poderão escolher Fastpass+. Você pode selecionar para todas as pessoas na sua família, basta ir criando o perfil de cada um.

Selecionei eu mesma e a minha mãe. Mas outros familiares e amigos aparecem ali nas opções!


Passo 3: Selecione a Data, e posteriormente o Parque.

Note que ao selecionar a data o site já mostra os horários de funcionamento do parque para aquele dia, inclusive as Extra Magic Hours, horário no qual as atrações ficam abertas apenas para os hóspedes da Disney.

Vou selecionar o Epcot nesse exemplo!

No Magic Kingdom haverá Extra Magic Hours nesse dia!


Passo 4: Selecione as atrações e o horário.

Note que o Epcot, assim como o Hollywood Studios, divide as atrações em 2 grupos distintos: grupo 1, das atrações mais concorridas, e grupo 2, com as atrações menos concorridas. Você pode escolher inclusive a faixa de horário que pretende visitar a atração: Morning (manhã), Afternoon (tarde) ou Evening (noite). Você pode também selecionar um horário específico. Caso você escolha um período que aquela atração não tenha disponibilidade, o site avisa e sugere a opção mais próxima.

Note que o Illuminations só aparece uma opção de horário, independente de eu ter escolhido a opção “manhã”.


Passo 5: Ao escolher a atração, confirme as informações.

Data, Horário, Atração e quem entrará com você. Confirme.

O Soarin’ é a minha atração favorita do Epcot, não deixe de ir!!


Passo 6: Repita o processo para cada atração.

nesse dia irei ao Soarin’; ao Journey Into Imagination With Figment, onde eu trabalhei em um dos intercâmbios; e ao C-Spot, falar um oi pro Mickey e pra Minnie!

 


Tutorial | Aplicativo

O aplicativo é bem fácil também. Veja só:

1 – Selecione o ícone do Fastpass+

2 – Selecione o grupo de pessoas

3 – Selecione o dia

4 – Selecione o parque

5 – Selecione a atração e o horário

6 – Confira se os dados estão corretos

 

7 – Fastpass+ marcado!! Agora você pode ou marcar novos Fastpass+ para o mesmo dia (Same Day) ou em um dia diferente (Different Day)

8 – Eu escolhi Same Day e defini todos os meus Fastpass+ para esse dia!

 

 

 


Um pouquinho sobre a concorrência

A Universal Orlando disponibiliza um recurso parecido, chamado de Express Pass. Apesar de ser um recurso pago, a vantagem aqui é que, ao contrário da Disney, você pode usar o Express para entrar em tooodas as atrações disponibilizadas. Existem opções para entrar uma única vez em cada uma delas, ou ilimitadas vezes. Fique apenas atento ao valor, que muda conforme a temporada. Prometo em breve explicar tudo sobre o Express Pass, mas hoje a matéria é sobre o FastPass+! Se quiser consultar o preço do Express Pass para a sua viagem, acesse diretamente o site da Universal Orlando clicando aqui.

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.