Roteiro para o Disney Epcot

“Mas o nosso projeto mais excitante, e de longe, o mais importante do nosso Projeto Flórida, na verdade, o coração de tudo o que nós pretendemos fazer na Disney World, vai ser o Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã*! Nos chamamos de EPCOT.” – Walt Disney
*Em inglês, Experimental Prototype Community Of Tomorrow

 

Fazer o Epcot era o maior sonho do Walt Disney. Ele queria, na verdade, fazer um protótipo do que seria a vida do futuro para que todos nós pudéssemos experimentar. Depois da sua morte e com um orçamento reduzido, a Disney Company tirou o sonho do Epcot do papel, mas de uma forma um pouco diferente: um parque temático! Mas ainda falando sobre a vida das pessoas, e ainda falando sobre tecnologia.

Se prepare para um roteiro-matéria totalmente tendencioso, porque o Epcot é de longe meu parque favorito da vida! A paixão é tanta que quando fui trabalhar na Disney eu pedi pra recrutadora me colocar lá (e fui atendida)!

Não se engane ao olhar o mapa do Epcot e ver que ele é dividido em apenas 2 áreas! O parque é ENORME e tem muita coisa pra ver e fazer! Por isso, planejamento é essencial! Saber por onde começar e quais Fastpass+ marcar faz toda a diferença.

Você pode tanto montar o seu roteiro com as informações que eu divido com você aqui, ou fazer o download gratuito das duas versões do roteiro: Epcot ou Epcot com Crianças:

 

  

 

Se você preferir, eu posso fazer um roteiro 100% personalizado para você e para sua família, incluindo todos os dias de parques por um preço único! Clique no botão abaixo para saber mais:

 

– Qual ingresso devo comprar?
Na matéria Comprando Ingressos para os Parques a gente explica quais são os tipos de ingresso disponíveis. Tire todas as suas dúvidas antes de comprar!

Os ingressos para os parques da Disney são vendidos na bilheteria do parque. Mas comprando com antecedência você economiza MUITO no ingresso, então recomendo que você já saia do Brasil com isso resolvido! Se quiser comprar com a gente, os ingressos tem um ótimo desconto pra quem paga à vista! 😀

 


SOBRE O EPCOT

Toda vez que alguém diz “o Epcot é sem pé nem cabeça com duas partes diferentes, uma sobre futurismo e outra sobre nações”, uma fada morre. Por isso vou explicar com todo amor e carinho o que é esse parque.

Assim como você viu que o Magic Kingdom é dividido em 6 áreas, o Epcot é dividido em apenas 2: Future World e World Showcase. Então agora segura esses dois pensamentos aqui embaixo:

1. O Future World possui pavilhões que representam a natureza, a imaginação e as tecnologias. Aqui você entende que a terra, os mares e a energia, quando combinados com a imaginação do homem, resultam na tecnologia que possibilitou desbravar territórios além do horizonte (outros continentes, outros planetas), e que permitem também comunicação, a nível global em tempo real.

2. O World Showcase é uma grande exposição da cultura mundial: pavilhões que mostram a cultura de 11 nações, permitindo que em um único lugar você consiga entrar em contato com música, artes, gastronomia e pessoas nativas de diversos lugares do mundo!

Aí você passa a entender o porque você tem tecnologia (Future World) e países (World Showcase) em um mesmo lugar: as diferentes culturas hoje são conectadas por causa dessas inovações criadas pela imaginação do homem, e assim ele superou as distâncias físicas entre as nações, colocando-as todas lado a lado. E tcharã: você tem o World Showcase, que existe graças às questões levantadas no Future World.

Durante a sua visita você consegue em menos de 4km percorrer 11 países e conhecer mais sobre a cultura de cada um, mesmo sem uma passagem aérea de volta ao mundo (e gente, eu acho isso incrível). Agora fez sentido porque você tem foguetes e noruegueses em um mesmo parque? 😀


5 DICAS IMPORTANTES

1. QUE DIA VISITAR?

Visite Quartas ou Quintas se você estiver hospedado fora do complexo Disney, ou Terças se você estiver hospedado dentro da Disney, por ser o dia das Extra Magic Hours, onde o parque fica aberto até mais tarde exclusivamente pra quem se hospeda com o Mickey! ?
Evite Sextas, Sábados, Domingos e Segundas, são os dias mais cheios, especialmente por conta dos moradores locais que visitam o parque aos finais de semana.

2. FASTPASS+

Os Fastpass+ são entradas agendadas e garantidas para até 3 atrações do parque. Aqui no Epcot, os Fastpass+ são agendados em 2 grupos distintos. Não deixe de reservar os Fastpass+ antes da sua viagem! Se você se hospedar fora da Disney, marque os seus com 30 dias de antecedência; Se se hospedar dentro da Disney, com 60 dias de antecedência, garantindo os melhores horários. Os Fastpass+ tem um papel fundamental no seu planejamento, e aqui você vai conferir quais atrações valem a pena marcar pra economizar tempo nas filas. Se você precisar de uma ajuda extra, aproveita essa matéria bem completa:

Aqui a seleção é feita em 2 grupos.

Escolha 1 entre as seguintes atrações:

Frozen Ever After | Soarin’ | Test Track | IllumiNations: Reflections of Earth (área VIP)

+ Escolha 2 entre as seguintes atrações:

Character Spot (foto com Mickey, Minnie e Goofy (Pateta) | Mission: SPACE | Living with the Land | Disney & Pixar Short Film Festival | Journey Into Imagination | Spaceship Earth | The Seas with Nemo & Friends | Turtle Talk with Crush

3. TIMES GUIDE

Assim que você entra no parque, você vai se deparar com uma banquinha. Nela você vai pegar o mapa (tem em português, é sempre o verdinho), e o Times Guide (que infelizmente só tem em inglês). No Times Guide você confere o horário de funcionamento das atrações, shows, fogos e agenda dos personagens, com a localização. Importante: algumas atrações e restaurantes não ficam abertos durante o dia todo. Vale conferir se alguma coisa fecha mais cedo no dia da visita pra garantir!

O mapa em português é o verde, ali na bandeira do Brasil! Não tem erro! 😉

4. FESTIVAIS

O Epcot sedia ao longo do ano 3 diferentes festivais:

  • International Festival of the Arts, que aconteceu entre os dias 13 de Janeiro e 20 de Fevereiro de 2o18;
  • Flower & Garden Festival, que esse ano acontece entre 2 de Fevereiro e 29 de Maio de 2018;
  • Food & Wine Festival, que esse ano acontece entre 30 de Agosto e 12 de Novembro de 2018;

Seu ingresso não fica mais caro devido aos festivais, são apenas atividades extras pra você fazer (ok, alguns workshops são pagos). Aproveite outras diversas opções de comidas, shows e atividades que só acontecem nessa época! 🙂

5. POR ONDE EU COMEÇO?

Tá fácil responder essa. O Future World abre às 9h, enquanto o World Showcase só abre oficialmente às 11h. Meu conselho é: capriche no ritmo completando todo o Future World antes do almoço, começando pelo lado esquerdo (conforme eu expliquei no roteiro do Magic Kingdom que a maioria das pessoas segue sempre pro lado direito). Depois, comece o World Showcase pelo Canadá, finalizando no México. Por que pelo Canadá? Primeiro, que você já está do lado do Canadá. Segundo, que suas fotos vão ficar MUITO mais legais. Olha só como está o sol em diferentes horários do dia:

Dica pra quem gosta de fotos boas sem esforço: comece pelo Canadá e aproveite o Sol! 🙂

Terceiro porque é aquilo, todo mundo que começou o parque pelo lado direito com a teoria espertona do anti-horário acaba entrando no World Showcase pelo México. E como sua mãe já falou antes, “você não é todo mundo!” 😉


ROTEIRO EPCOT


LEGENDA

[FP] Atrações que oferecem Fastpass+;
[FP] Atrações que oferecem Fastpass+ e que agendar é recomendado;
[1] Atrações do Grupo 1 Para Fastpass+
[2]  Atrações do Grupo 2 Para Fastpass+
[Quick] Restaurantes de comida rápida (pague e pegue);
[Table] Restaurantes com serviço de mesa, reserva recomendada.
[Quick] Restaurantes recomendados pelo Disney Point.

 

 

Apesar de o Epcot ser dividido em apenas 2 Áreas, o parque é todo dividido em pavilhões. Alguns pavilhões oferecem atrações, outros oferecem encontro com personagens, outros oferecem opções de alimentação. E outros oferecem tudo isso junto! Então no Future World vamos dividir em Future World East e West (Leste e Oeste), como você vai encontrar no mapa lá na porta do parque pra evitar confusão, e no World Showcase, vamos país por país!


FUTURE WORLD – EAST

Ao chegar no parque, você vai ficar completamente cego e só vai conseguir olhar pra Spaceship Earth, a famosa “bola” do Epcot! Não te culpo, bem vindo ao meu mundo! Se você tá espertinho, chegou no parque 8h30, sabendo que ele abre 8h50 e às 9h, quando as atrações abrirem, você já estará pronto pra brincar! Muito bem! Aproveita esses minutinhos cedo pra tirar fotos na frente da Spaceship Earth, e tenta segurar a curiosidade de saber o que tem dentro dela por agora.

Ah, bem na porta do parque você vai dar de cara com algumas placas de pedra. Se chegar perto, vai ver a carinha de várias pessoas. Só pra te explicar e você não ficar perdido: na virada do milênio a disney lançou um produto chamado Leave a Legacy (Deixe um Legado), e disponibilizou alguns espaços pra você deixar a sua marca em um dos seus locais favoritos no mundo. E então quem pegou um dos 550 mil espaços, tem a sua carinha ali pra sempre! E não, não dá mais pra colocar sua foto lá 🙁

Siga direto para o Test Track, assim você não precisa gastar seu valioso Fastpass+ do Grupo 1 com ele!

NAVEGUE PELAS ABAS

 

ATRAÇÕESPERSONAGENSRESTAURANTES

[FP][1] Test Track
Altura mínima: 1,02m
Você vai criar o seu próprio design de carro, e depois vai ser colocado em uma pista de teste para ver o desempenho. Você não vai dirigir, aqui todos os 6 lugares são para passageiros. Essa fila é uma das maiores do parque, então chegar cedo é imprescindível, assim você não gasta seu FP+ aqui. Ah, eles oferecem a fila de Single Riders: uma fila que anda mais rápido, mas você não curte a atração com a sua família, e vai acabar completando os carros que estão com 5 passageiros e com 1 lugar sobrando. Costuma levar 1/4 do tempo normal, e se você quer economizar tempo, vale muito a pena! Mas aviso: se você pegar a fila de Single Riders, você não vai ter a chance de fazer o design do seu carro, ok?

Antes de embarcar, você encosta sua Magicband ou seu Ingresso no totem para carregar seu Design!

[FP][2] Mission: SPACE
Altura mínima: 1,12m
Pilotar um foguete de verdade para Marte é algo que você sempre quis fazer, fala sério. E aqui você pode simular como seria essa experiência! Mas aviso: a sensação de lançamento e de gravidade 0 é tão realista, que você pode enjoar um pouco. A atração conta com 2 níveis de intensidade pra você escolher: Verde e Laranja. A versão Verde é a mais amena, voltada para crianças e pessoas que sentem enjoo com facilidade. A versão Laranja é a mais intensa, com simulação da Força G! Recomendo o Fastpass+ se você quiser ir na Laranja.

O Mission: SPACE não vira de cabeça pra baixo, mas gira bastante e pode deixar algumas pessoas enjoadas.

Advanced Training Lab
Curtiu a experiência do Mission: SPACE? Na saída você encontra uma estação de treinamento, com jogos e atividades interativas com o tema espaço.

Innoventions
Sucesso absoluto entre as crianças pequenas, mas muito legal para todas as idades. Esse pavilhão conta com jogos, atividades e exposições envolvendo ciência e tecnologia. Minha favorita é a COLORTOPIA. Tente não ficar hipnotizado com tudo o que tem no Innoventions, senão vai dar 11h e você não viu todo o lado Oeste ainda! Eu costumo deixar o Innoventions pra um segundo dia de Epcot no meu roteiro (ou uma segunda viagem, se você só tiver um dia aqui).

[FP][2] Spaceship Earth
“Espaçonave Terra”! Chegou a hora de saber o que tem dentro da bola! Esse é o pavilhão focado na comunicação, e você pode escolher para curtir a atração em Português do Brasil se quiser. Aqui você vai entrar em um “trem” que vai te levar dos tempos das cavernas ao futuro. Desde as pinturas rupestres, a invenção do papiro, os primeiros livros, até a invenção da internet e uma espiada no que o futuro reserva pra gente!

A atração é um pouco escura, mas o trem é bem devagar e não assusta os pequenos!

Project Tomorrow
Na saída da Spaceship Earth, diversos jogos tecnológicos para todas as idades. O que vale a pena: enviar seu cartão postal do futuro para o seu e-mail! Mas agarra as crianças e sái correndo, senão você vai perder o resto do dia aqui!

Início – Future World East

Bem pertinho da entrada do parque, você encontra a Margarida para fotos! Às vezes o Stitch aparece por lá também. Mais próximo dos pavilhões dos países, o Pluto pode ser encontrado. Confira no Times Guide os horários.

[Quick] Electric Umbrella
Com tantas opções de culinária dos países no World Showcase, acho um desperdício você comer no Electric Umbrella. Mas a comida é bem gostosa, e eles servem hamburgers, flatbreads (pizza de massa fininha) e saladas.

FUTURE WORLD – WEST

Agora que você completou o lado Leste, vamos para o lado Oeste! Aqui os pavilhões são focados nas terras, mares e na imaginação. Esse lado tem muitas coisas pra fazer, então foco é importante!

DICA: Club Cool Hosted by Coca-Cola
Não deixe de dar uma passadinha no Club Cool! Aqui você pode experimentar refrigerantes de diversas partes do mundo, e totalmente de graça! Tem o querido guaraná Kuat, mas como você não viajou 8 mil quilômetros pra tomar o que você tem em qualquer esquina aqui do Brasil, minha dica é o Inca Cola, do Peru! Depois conta qual você mais gostou! 🙂

Club Cool: é só chegar e se servir de refrigerantes do mundo todo, e de graça!

NAVEGUE PELAS ABAS

 

ATRAÇÕESPERSONAGENSRESTAURANTES

THE LAND PAVILION

Por dentro do The Land: restaurante Sunshine Seasons e diversos lugares para sentar!

[FP][1] Soarin’
Altura mínima: 1,02m
Você vai voar de asadelta, sentindo o vento e diversos aromas ao longo do percurso! Aqui a fila é longa, média de 40 a 60 minutos. Mas a fila é interativa e dá pra se divertir enquanto espera com um jogo em português. O Soarin’ passou por uma reforma recentemente, e agora deixou de fazer o percurso sobre a Califórnia, e passou a fazer sobre pontos turísticos do mundo todo, entre eles a Muralha da China, Pirâmides do Egito, Taj Mahal, e as Cataratas do Iguaçú, terminando em um lugar muito especial pra mim, e que certamente você já conhece!

[FP][2] Living With The Land
O Living With The Land é um passeio de barco por diversos ecossistemas do planeta Terra, e aqui você passa por uma estufa que cultiva alimentos orgânicos! Esses alimentos são servidos no próprio pavilhão, em 2 restaurantes: Garden Grill e Sunshine Seasons. Eu acho que é a minha atração favorita atualmente (descanse em paz, antigo Soarin’), mas você vai sair dessa atração bem “jura, Fernanda?” e sem entender o motivo de eu gostar tanto! 😛

The Circle of Life
Um filminho com a galera do Rei Leão, falando um pouco sobre a conservação do meio ambiente e poluição. Dura 20 minutos. 20 minutos que não voltarão mais…

THE SEAS PAVILION

Os passarinhos falam igual no desenho, vale esperar um pouquinho pra gravar um vídeo! 😀

[FP][2] The Seas With Nemo and Friends
Suba a bordo de Conchas (como as da Ariel se você foi no Magic Kingdom) e dê um passeio pelo fundo do mar com a turminha do Procurando Nemo! Sucesso absoluto entre as crianças pequenas e adultas! hahaha

[FP][2] Turtle Talk With Crush
Entre em um aquário de humanos, e converse com a tartaruga Crush! As crianças tem a chance de fazer perguntas diretamente para o Crush, que em troca faz perguntas sobre o mundo dos humanos. É um show bem interativo e cada vez que você assiste é diferente!

THE IMAGINATION PAVILION

[FP][2] Journey Into Imagination With Figment
Sem imaginação, a gente não teria as tecnologias que vimos no Test Track ou no Mission: SPACE. O Imagination Pavilion é na verdade um grande laboratório! Aqui os cientistas mais famosos do cinema fazem seus testes. Sabe o Flubber, aquela meleca verde do Robin Williams? Foi inventado aqui! A fórmula que encolhe e estica bebês (do filme Querida, Estiquei o Bebê)? Foi inventada aqui também! Mas a maior invenção do laboratório é o Figment. Muito provavelmente você não conhece o Figment, mas eu vou te contar quem ele é: um dragão roxo muito bagunceiro, que veio ao mundo para ensinar você a usar a imaginação. Aqui nessa atração ele te ensina a usar a imaginação através dos 5 sentidos.

Figment, o dragão mais simpático do mundo <3

ImageWorks
Papais e mamães: se preparem pra perder bastante tempo aqui. O ImageWorks é um laboratório interativo focado em crianças de 0 a 6 anos. Aqui elas vão brincar com cores e música pelo tempo que vocês deixarem! Já vi criança entrar no Figment às 11, e quando eu passei pelo ImageWorks no meu intervalo às 13, a mesma família ainda estava lá esperando o menino brincar incansavelmente. Cuidado!

ImageWorks: se todas as crianças do parque tiverem sumido, procure por elas aqui!

[FP][2] Disney & Pixar Short Film Festival
Sabe aqueles curtinhas da Pixar que passam antes dos filmes no cinema? Aqui você assiste 3 deles em 4D! Mas fora as cadeiras mexendo, a diferença de assistir na sua casa é uma só: aqui você tá pagando uma grana preta e perdendo um tempo precioso fazendo algo que pode fazer no Brasil. Desculpa a sinceridade! 😛

Início – Future World West
[FP][2] Epcot Character Spot
Foto com o Mickey, com a Minnie e com o Goofy (Pateta)!

Aqui você também pode tirar fotos com o Baymax, a Alegria e a Tristeza (do filme Divertidamente) perto do Character Spot, e bem do lado de fora estão Chip e Dale (Tico e Teco). Veja certinho os horários no Times Guide!

[Quick] Fountain View
Nada mais nada menos do que uma Starbucks dentro do Epcot.

THE SEAS PAVILION

[Table] Coral Reef 
Um restaurante especializado em frutos do mar, servindo também algumas opções fora do tema para agradar todo mundo. O ambiente é bem bacana, com vários aquários!

THE LAND PAVILION

[Table] The Garden Grill 
Que agora é chamado de Chip ‘n’ Dale Harvest Feast at The Garden Grill. Uma refeição com personagens (Tico, Teco e Mickey Fazendeiro), onde são servidos alimentos cultivados no Living With The Land: batatas, saladas, peixes, carnes e aves assados. E ah, o restaurante gira, e quando você perceber, está dentro da atração! Mas não gira de um jeito que te deixa enjoado. Na verdade, você nem percebe que está girando, te juro! Contei como é a experiência de comer lá em uma matéria especial sobre o Garden Grill!

Mickey, Pluto, Tico (nariz preto) e Teco (nariz vermelho), no restaurante Garden Grill

[Quick] Sunshine Seasons
Uma praça de alimentação bem completa, com opções de assados, sanduíches, e comidas com um tempero mais oriental. Se você quer fugir de hamburger e pizza, mas não quer provar nada diferente nos países do World Showcase, aqui você pode comer um bom frango assado com purê.


WORLD SHOWCASE

Hora de passear pelos pavilhões dos países e mergulhar em diferentes culturas! Os pavilhões são bem diferentes entre si: alguns tem atrações, outros restaurantes, outros ainda shows de música e dança, e outros até fotos com personagens. E outros, tudo isso ao mesmo tempo. Então é bom ficar ligado em todo os detalhes daqui, pra não perder nada. Ah, é hora do almoço! E antes de falarmos dos pavilhões dos países, tenho 4 dicas super legais!

Importante: no World Showcase você entra andando e sai rolando.
São tantas opções de comida, bebida e doces que você vai comer até não poder mais! Prepara o estômago e o fígado pra passar a tarde toda comendo e bebendo!

1. PASSAPORTE DO EPCOT

Você está prestes a sair dos Estados Unidos e conhecer vários países em uma única tarde! Faz sentido realizar aquele desejo de ter um passaporte super carimbado. O passaporte do Epcot é uma lembrança muito legal para todas as idades. Não é obrigatório de forma alguma, mas você compra em qualquer loja do parque, e em todos os países você encontra um local para carimbar o seu e dizer que esteve por lá! Procure no Mapa os locais com um “K” vermelho, os Kidcot Fun Spots para carimbar o seu!

2. PARA ADULTOS: DRINKING AROUND THE WORLD

Cada um dá a volta ao mundo como quer: comendo, brincando ou… bebendo! Diferente do Magic Kingdom, que serve bebidas alcoólicas de forma muito limitada, o Epcot serve beeem a vontade. Em todos os países você encontra bebidas típicas daquela nação. Cervejas irlandesas no Reino Unido e Alemanha, Tequila no México, Champagne na França… E tem gente que pega o passaporte e vai carimbando a medida que bebe em cada país. Topa o desafio? São 11 pavilhões, então eu sugiro que você divida cada copo em 2 pessoas, pelo menos. Eu já comecei 3 vezes e nunca consegui concluir o desafio!

3. PARA CRIANÇAS: KIDCOT E AGENT P.

Se você está viajando com crianças, existem atividades no World Showcase que não envolvem álcool hahaha 😀 A primeira delas é o KidCot: pontos em todos os países onde a criança aprende a escrever o nome dela em outro idioma, carimba o passaporte e ganha um desenho para colorir. A segunda delas é o Disney Phineas & Ferb: Agent P’s World Showcase Adventure, uma aventura interativa onde você busca pistas pelos países do World Showcase.

Estações do Kidcot estão espalhadas por todos os países! Esse é do México!

4. RESERVE OS RESTAURANTES COM ANTECEDÊNCIA

Os pavilhões oferecem diversas opções gastronômicas bem tradicionais dos países, e vale muito a experiência de conhecer alguma culinária específica enquanto almoça ou janta. Os países oferecem opções de refeição rápida e de restaurantes. Se você quiser comer em um restaurante com garçom, estilo Table Service, a reserva antecipada é altamente recomendada. Caso esteja pensando em marcar para jantar, reserve sua refeição para até no máximo 19h, para dar tempo de sair do jantar e pegar um bom lugar para assistir ao show Illuminations!


CANADÁ

O primeiro país do World Showcase tem uma atração e um restaurante, mas ganha muitos pontos na imersividade! Os edifícios imitam a cidade de Victoria na British Columbia, com uma amostra dos jardins do The Butchart Gardens.

Um dos pavilhões mais legais pra fotos! 😀

ATRAÇÃO

O Canada! 
Um filme 360 graus sobre o Canadá! Apresentado pelo hilário Martin Short, mostrando as belezas do país e um pouco da sua cultura. Eu já morei no Canadá e amo ir nessa atração matar as saudades, mas acho importante avisar que você assiste ao filme de pé, e dura 15 minutos.

RESTAURANTES

[Table] Le Cellier Steakhouse
O Le Cellier é um dos melhores restaurantes do World Showcase, e também um dos mais disputados, então reserve com antecedência! O Le Cellier é uma steakhouse, então espere diversos pratos (muito bem preparados, aliás) com carnes nobres e peixes. O valor é um pouco salgado, e se você estiver no Disney Dining Plan, gastará 2 créditos de Table pela refeição aqui.

SHOW

Alberta Bound
Uma banda country canadense, que toca música de artistas canadenses que você conhece, mas que não fazia idéia de que eram nativos de lá! É bem animado e costuma reunir bastante gente!

PERSONAGENS

World Showplace
Tem muita gente que acha que o World Showplace é um novo nome do World Showcase, mas são coisas totalmente diferentes. o World Showplace é um pavilhão de eventos que existe ali atrás do pavilhão do Canadá e você só pode entrar se tiver um evento agendado, mas que volta e meia os personagens aparecem na porta, todos juntos, e de surpresa! Não dá pra saber quando aparecem, mas eu já dei sorte várias vezes de ver o Mickey, a Minnie, o Pluto, o Pateta, o Donald, o Tico, o Teco, o Baloo e o Louie, todos ali ao mesmo tempo e sem filas!!


REINO UNIDO

É aqui que eu costumo fazer minha parada para o almoço! O Pavilhão do Reino Unido tem excelentes opções de comida, entretenimento e compras. Aqui você pode beber Cerveja Guiness nos restaurantes ou no Pub, e encontra produtos tradicionais britânicos em todas as lojinhas, como camisas oficiais das seleções da Irlanda e da Inglaterra. Como manda a tradição inglesa, aqui você encontra também chás vindos diretamente do Reino Unido!

As lojinhas do Pavilhão do Reino Unido

RESTAURANTES

[Quick] Yorshire County Fish Shop
Pelo horário, é uma excelente parada para almoço, além de ser delicioso! Peixe empanado com as melhores batatas fritas do Walt Disney World inteiro. Acompanhado de cerveja Guiness, fica ainda melhor! 😉

County Fish Shop e suas mesinhas no World Showcase Lagoon

[Table] Rose & Crown
Comida típica britânica, oferecendo Fish & Chips, carnes com batatas, tortas, e etc. A varanda tem vista para o World Showcase Lagoon, onde acontece o show Illuminations, então vale a pena tentar uma reserva para as 20h30 e pegar o lugar para o show! Mas eles infelizmente não garantem a mesa na varanda…

SHOW

British Revolution
Uma das coisas que eu mais gosto de fazer no Epcot: pegar Fish & Chips no Yorshire County Fish Shop com uma cerveja e ir comer assistindo ao show da banda British Revolution! Eles tocam ao vivo músicas famosas de várias bandas britânicas, como Beatles, The Who, Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin e muito mais! Veja certinho o horário dos shows no Times Guide! 🙂

PERSONAGENS

No caminho para o pavilhão seguinte você encontra a Alice (do País das Maravilhas) e a Mary Poppins para fotos!


INTERNATIONAL GATEWAY

Não, não é um país, nem um pavilhão! O Epcot é o único parque temático que possui 2 entradas. A primeira, a que você entrou, com a Spaceship Earth. A segunda, é o International Gateway. Aqui você pode pegar um barco e seguir para o Hollywood Studios se você tiver o ingresso Hopper, ou conhecer o pier do hotel Disney’s Boardwalk Resort. O barco que sai daqui também passa nos hotéis Yacht & Beach Club Resorts, além do Swan & Dolphin Resorts. Aqui também tem outro ponto de início daquele jogo do Phineas e Ferb, interativo de procurar pistas. Se você não pretende sair do Epcot agora, pode pular essa parte e ir direto para o pavilhão da França!


FRANÇA

Bonjour! Bem vindo a França! Terra dos melhores doces do World Showcase inteiro! Aqui você encontra uma atração, 2 restaurantes estilo Table Service, e muitas opções extras de comida, como sorvete, pães, sanduíches, queijos, crepes e eu já tô passando mal só de listar tudo isso! Tudo aqui é gostoso, sério. Se você almoçou no pavilhão do Reino Unido, coma a sobremesa aqui!

Um dos pavilhões mais bem ambientados!

ATRAÇÃO

Impressions de France
Um filme de 20 minutos sobre a França! Dessa vez sentadinho e confortável, em um teatro. Você sai dele aguado por um doce, e felizmente a saída já cai dentro da Boulangerie. Eu já saio do filme com o dinheiro na mão! hahahah

RESTAURANTES

[Quick] Les Halles Boulangerie-Patisserie
Opções (maravilhosas) de pães, doces, sanduíches, tábua de frios, saladas, croissants… água na boca só de lembrar! É aqui que eu costumo comer minha sobremesa no inverno. No verão eu prefiro tomar sorvete, no lugar aqui embaixo.

É tudo isso de gostoso sim!

[Sorveteria!] L’Artisan des Glaces
Na minha humilde opinião, o melhor sorvete do Walt Disney World. O sanduíche de sorvete no brioche (Croque Glace) e o Macaron de sorvete são de outro mundo!

[Table] Chefs de France
Um dos restaurantes estilo Table Service mais acessíveis do Epcot, servindo vários pratos tradicionais da culinária francesa. A sopa de cebola gratinada é sensacional! E para os mais chatos, tem bife com fritas pra salvar.

[Table] Monsieur Paul
Enquanto o Chefs de France tem um valor mais acessível, o Monsieur Paul cobra até pra passar na porta! Hahahah brincadeira, mas é um restaurante super fino e está entre os 5 mais chiques da Disney, com reservas limitadíssimas, e a refeição sai em média US$100 por pessoa.

SHOW

Serveur Amusant
Um show que acontece várias vezes ao dia. Um garçom equilibrista que faz malabarismos com cadeiras!

PERSONAGENS

As Princesas Aurora e Bela dão as caras por aqui várias vezes ao dia! Consulte o Times Guide para saber quando.

A Aurora está por aqui todos os dias!


MARROCOS

Lojas, lojas e mais lojas! Aqui no Marrocos você se perde pelas ruas como se estivesse realmente em Foz. A arquitetura é super fiel, e as suas fotos vão ficar maravilhosas. Pinturas de hena personalizadas podem ser feitas aqui nesse pavilhão, mas o que eles tem de melhor são os restaurantes! Eu amo comida árabe, e uma das melhores opções do World Showcase, fica aqui!

Pavilhão do Marrocos: lojinhas, lojinhas e mais lojinhas. E ah, comida ótima!

RESTAURANTES

[Quick] Tangierine Café
Restaurante de comida rápida árabe. Pratos super bem servidos que matam a fome e felizmente sem frituras. A Kafta de lá é muito bem preparada, e o tempero excelente! Custo benefício muito bom.

Tangierine Café, no pavilhão do Marrocos

[Table] Restaurant Marrakesh
Recomendo reservar! Restaurante marroquino tradicional, que serve frangos, peixes e claro: couscous, kebabs e vários outros pratos tradicionais da cultura marroquina.

[Table] Spice Road Table
Um restaurante marroquino um pouco mais requintado que o Marrakesh, mas com o mesmo tipo de cardápio. É o mais novo restaurante do Pavilhão do Marrocos, e mesmo sendo marroquino, eu senti um toque meio americanizado no menu (com ketchup e afins). Mas ele tem uma vista super legal para o World Showcase Lagoon!

SHOW

Matboukha Groove
Música típica marroquina, com dança do ventre e tudo! Impossível passar reto se o show estiver rolando, então reserva uns minutinhos pra apreciar o show!

Mesmo com chuva, o show do Marrocos empolga todo mundo!

PERSONAGENS

A Jasmine está por aqui para fotos em vários horários ao longo do dia, e algumas vezes o Aladdin aparece também!


JAPÃO

Se você não comprou nada até agora, você não vai passar ileso do pavilhão do Japão! Kimonos, balinhas, bonequinhos, pelúcias, coisas de pokémon e vários outros animes! Mas o que é mais marcante nesse pavilhão é a arquitetura. Muito, muito original e bem característica do Japão. Não perca também as exposições de arte japonesa que acontecem nesse pavilhão, nem deixe de tirar uma foto com a Spaceship Earth lá no fundo!

Arquitetura bem característica do Pavilhão do Japão

RESTAURANTES

[Quick] Katsura Grill
Restaurante rápido, que serve teriyaki, sushi e opções de macarrão japonês (lamen)

[Quick] Kabuki Cafe
Sushi e alguns drinks bem legais. Parada obrigatória para o seu Drinking Around the World!

[Table] Teppan Edo
Meu favorito desse pavilhão! É mais uma atração do que um restaurante, porque aqui os Teppan Chefs preparam a comida na sua frente, é realmente um show!

[Table] Tokyo Dining
Restaurante japonês mais tradicional, que serve sushi, bento box, e grelhados.

SHOW

Matsuriza
Uma batida de tambores tradicional do Japão, que se chama Taiko.


THE AMERICAN ADVENTURE

Note que o pavilhão não se chama “Pavilhão dos Estados Unidos”. Isso porque você já estava nos Estados Unidos antes de entrar no World Showcase. Aqui nessa área você vai conhecer mais das tradições e da história dos Estados Unidos. É mais um “como chegamos até aqui” do que um “isso é o que somos“, digamos assim. É nesse pavilhão que acontecem shows quando o Epcot está sediando algum festival!

ATRAÇÃO

The American Adventure
Aprenda mais sobre a história dos Estados Unidos com os apresentadores Benjamin Franklin e Mark Twain! A apresentação dura 30 minutos, e é no teatro mais luxuoso de toda a Disney. Mais confortável também, então se você não gosta de história, aproveita pra tirar o melhor cochilo da vida! hahahah

A entrada da atração The American Adventure

RESTAURANTE

[Quick] Liberty Inn
Restaurante rápido com comida americana: hamburger, frangos, steaks e saladas.

[Quick] Fife & Drum
Cerveja e Turkey Leg, aquela coxa de peru assada gigante!

[Quick] Block & Hans
Cervejas artesanais americanas. Sua parada obrigatória do Drinking Around the World também!

SHOW

Voices of Liberty
Coral que canta músicas tradicionais americanas. Última vez que fui cantaram músicas da Broadway (Newsies e Hamilton!).


ITÁLIA

Mangia che te fa bene! Meu restaurante table service favorito do Epcot fica aqui! Mas É um pavilhão muito bonito para fotos, com ícones da arquitetura italiana bem representados, como a Fontana di Trevi, por exemplo. O gelatto daqui é bem gostoso também! Se não tomou na França, toma o daqui!

Pavilhão da Itália, com ícones arquitetônicos do país

RESTAURANTES

[Table] Via Napoli
A melhor pizza do sistema solar. Sempre que eu vou ao Epcot, garanto uma reserva aqui. É legal porque a pizza, além de imensa, é enorme, e dá pra muita gente. O custo benefício é super bom também, uma experiência autêntica italiana a um preço bem baixo. Confira a  matéria Como é comer no Via Napoli para mais detalhes!

Repara no tamanho dos pratos e no tamanho da pizza! As pizzas custam entre US$30 e US$40 dólares, dependendo do sabor.

[Table] Tutto Italia
Restaurante italiano tradicional, com massas, lasanhas, risotos e carnes. Vale conhecer!

[Table] Tutto Gusto Wine Cellar
Uma proposta um pouco diferente, a um preço meio salgado, mas que vale a experiência. Esse restaurante na verdade é uma adega, e a proposta aqui é comer entradas e porções com os vinhos italianos. No fim sai o preço de um almoço ou jantar normal, mas você só da uma beliscadinha. Mas confesso que o Canoli deles faz tudo valer a pena no final!

SHOW

Sergio
O Sergio é um mímico, que faz um show engraçadíssimo na praça! Apresenta várias vezes por dia, certamente você consegue pegar alguma!


ALEMANHA

A terra do caramelo!! (Note que é verdade aquilo que eu disse, você entra no World Showcase andando e sai rolando). O pavilhão da Alemanha é um dos menores, mas também é super bem ambientado. As lojas vendem brinquedos típicos da Alemanha, e a Adidas e a Puma tem loja própria dentro desse pavilhão. Ah, não deixe de ver a cidade em miniatura que tem bem do lado direito do pavilhão!

A praça principal do pavilhão da Alemanha

DICA:  vá na Karamell-Küche e coma algum doce de caramelo daqui! As pipocas doce são maravilhosas! Eu sempre compro um pacote no meu último dia pra comer no avião! 🙂

Vitrine da Karamell-Küche, com diversos doces de caramelo!

RESTAURANTES

[Quick] Sommerfest
Restaurante rápido, que serve Bratwurst (aquelas salsichonas alemãs) no pão, com salada de batata e cerveja.

[Table] Biergarten
Cozinha alemã tradicional, mas o legal aqui é que sempre tem entretenimento ao vivo, estilo Oktoberfest!

SHOWS

Weiss N Buam
Bavarian Folk Music ao vivo! Comprar uma cerveja e vir pra cá curtir o show é praticamente se teletransportar pra Oktoberfest.

PERSONAGENS

A Branca de Neve aparece aqui em vários momentos ao longo do dia!


CHINA

O pavilhão mais bonito e mais cheio de detalhes de todo o World Showcase! Além da princesa Mulan, aqui você encontra uma atração e opções incríveis de comida de chinesa. Tire fotos nos jardins e especialmente com a réplica fiel do Tempo do Céu. As lojas também são muito legais!

Pavilhão da China, com o Templo do Céu ao fundo

ATRAÇÃO

Reflections of China
Mesma pegada do filme do Canadá: um filme 360 graus sobre a China, com duração de 14 minutos. E é, é de pé!

Se não quiser assistir ao filme, pelo menos entra dentro do templo e olha pra cima! Sério! hahaha

RESTAURANTES

[Quick] Lotus Blossom Café
Duas palavras: Orange Chicken! Um dos meus Quick Services favoritos do Epcot. Comer arroz com frango depois de dias de fritura, hamburger e pizza é quase uma benção dos céus! Comida bem gostosinha e preço honesto.

[Quick] Joy of Tea
Chás, bebidas e sorvetes. Não é nada de outro mundo, mas eu tomei um chá de jasmin aqui uma vez que estava delicioso!

[Table] Nine Dragons
Cozinha chinesa tradicional, sem muito mistério.

SHOW

Jeweled Dragon Acrobats
Os shows aqui só começam mais para o fim da tarde (mais um motivo pra você começar seu passeio pelo Canadá!), mas essa trupe de acrobatas chineses vai te deixar sem ar!

PERSONAGENS

A princesa Mulan está por aqui todos os dias!


NORUEGA

Terra da Princesa Anna e da Rainha Elsa, a Noruega já era um sucesso absoluto entre as crianças por oferecer refeição com personagens (notou com até agora nenhum país oferece isso?). Aproveite para conhecer um pouco mais da cultura norueguesa nas lojinhas do pavilhão, e curta a exposição itinerante que acontece dentro da Stave Church!

ATRAÇÃO

[FP][1] Frozen Ever After
Se você gosta um pouquinhozinho de Frozen, vai amar! Se você ama o desenho, vai sair abismado! É uma atração muito imersiva, com muita música e com bonecos super realistas. A fila era absurda mas tem melhorado. Eu sugiro um Fastpass+ aqui se você ainda não usou o seu. Vale para todas as idades!!

Os personagens são super realistas, e existem músicas gravadas especialmente para a atração.

RESTAURANTES

[Quick] Kringla Bakeri Og Kafe
Restaurante com sanduíches, pães e doces. Pretzel de chocolate bem gostoso!

[Table] Princess Storybook Dining at Akershus Royal
Refeição com algumas Princesas da Disney! Cinderella, Branca de Neve, Ariel, Aurora e Bela estão por aqui, e vão passando em todas as mesas para tirar fotos e conversar. As refeições são muito bem servidas, com opções de peixes, carnes, frangos e massas (o Macarrão Flyt é meu favorito!).

PERSONAGENS

Anna e Elsa estão aqui para fotos, e ficam dentro do Royal Sommerhus!


MÉXICO

Último país do World Showcase! O pavilhão do México tem de tudo: atração, shows, personagens para fotos e muita comida tradicional Mexicana. São muitas coisas para ver, e a maioria delas está escondida dentro do Templo de Kukulcán! Aliás, é dentro do Templo também o local para carimbar seu passaporte!

ATRAÇÃO

Gran Fiesta Tour Starring the Three Caballeros
Passeio de barco no maior estilo It’s a Small World do Magic Kingdom, mas pelo México, e com os personagens do filme Three Caballeros: Donald, Zé Carioca e Panchito. Faz sucesso com crianças e com pés cansados que querem ficar pra cima por 10 minutinhos.

Gran Fiesta Tour: passeio de barco estilo It’s a Small World.

RESTAURANTES

[Quick] La Cantina de San Angel
Restaurante Mexicano rápido, que serve a melhor Guacamole com tortilhas que tem, além de outras coisas mexicanas. Eu gosto de pegar a minha cestinha e ir procurar lugar para os fogos!

[Table] La Hacienda de San Angel
A vista desse restaurante mexicano é espetacular, e dá pra ver os fogos caso você faça uma reserva para o período da noite. Mas assim, nada se compara a assistir de fora, ou do Rose&Crown no Reino Unido. De qualquer forma, comida excelente!

[Table] San Angel Inn Restaurante
Confuso, eu sei! 3 locais de refeição, e os 3 tem “San Angel” no nome! Esse aqui fica dentro do Templo de Kukulcán, e o legal é que o barquinho da atração Gran Fiesta Tour fica passando do lado. Eu acho o restaurante mais romântico do parque!

SHOWS

Viva Mexico
Música mexicana ao vivo, com muita marimba e ritmo tradicionais do país.

Mariachi Cobre
Show de Mariachis, tocando as músicas tradicionais de Jalisco, no México.

Show de Mariachis no México

PERSONAGENS

Donald Mexicano aparece aqui diariamente para fotos, na gruta bem próxima do pavilhão da Noruega.

Disney Point Roteiro Grátis Epcot Donald Mexicano

Donald Mexicano, com sombrero e tudo!


FOGOS | ILLUMINATIONS: REFLECTIONS OF EARTH

Agora que você já completou a volta ao mundo, chegou a hora do grande final: IllumiNations: Reflections of Earth, o show de fogos do Epcot!

ONDE ASSISTIR

O show acontece bem no meio do World Showcase Lagoon, esse lago onde você passou a tarde andando em volta. Na teoria, o show pode ser visto de qualquer pavilhão, pela proximidade, mas o melhor lugar é a Showcase Plaza, bem ali entre o México e o Canadá. A questão é que esse lugar é reservado pra quem pega o Fastpass+ do primeiro grupo. Se você garantir esses lugares, não usará seus Fastpass+ para o Soarin’ ou para o Frozen, por exemplo. Nesse caso eu recomendo que você veja o show do Canadá, do México, do Japão ou da Itália, que costumam ter uma vista bacana. Chegue o mais cedo possível para pegar lugar (por isso a dica de pegar uma porção de alguma coisa e ir comer enquanto guarda lugar), e cuidado com as árvores! Elas atrapalham sua visão para os fogos, então tenta pegar um lugar que dê pra ver o céu.

SOBRE O SHOW

Logo antes do show começar, eles dão uma breve explicação do que você está prestes a ver. Como nem todo mundo sabe inglês, deixo a tradução aqui pra quem quiser conferir:

“Boa noite. Em nome do Walt Disney World, o lugar onde sonhos se tornam realidade, nós recebemos vocês aqui no Epcot e no World Showcase. Nós nos reunimos essa noite ao redor do fogo como pessoas de vários lugares têm se reunido por milhares e milhares de anos antes de nós, para compartilhar a luz, e para compartilhar uma estória. Uma estória incrível, tão antiga quanto o próprio tempo, mas que ainda está sendo escrita. E apesar de cada um de nós ter a sua própria história para contar, uma aventura de verdade emerge quando reunimos todas as estórias como uma só. Esperamos que você goste do nosso show essa noite: Reflexos da Terra. “

Pra mim, não tem show de encerramento mais bonito!

O IllumiNations: Reflections of Earth celebra a história do nosso planeta em 3 atos:
– Nascer da Terra: caos. Big Bang e bagunça! Fogos, explosões, fogo e água representam como nosso planeta surgiu.
– O Triunfo da Vida: ordem. Aos poucos, o planeta se acalma, e a flora e a fauna finalmente conseguem passar a existir.
– A Esperança de um Futuro: significado. O homem, seus grandes feitos e as diferentes nações são destacadas.

Se você está procurando a Sininho e as princesas, esse show não vai te deixar muito feliz, confesso. Mas é um show maravilhoso, que deixa a mensagem de que ainda temos muito para descobrir, mas que juntos iremos mais longe. É meu show favorito, mesmo sem um Mickeyzinho sequer. A magia do mundo real toca a gente de outras formas, e vale muito assistir se você puder. Eu sempre passo minha última noite de viagem assistindo ao IllumiNations!


ÚLTIMAS COMPRINHAS

A maior loja dentro de um parque da temático é a Mouse Gear! Ela consegue ser maior que a Emporium no Magic Kingdom, então é um bom lugar para as comprinhas de lembranças da viagem. Não se esqueça: a loja fica aberta depois do Illuminations, então deixe suas compras pra depois dos fogos!

Mouse Gear, a maior loja dentro de um parque da Disney

NÃO ESQUEÇA DA FOTO FINAL!

Não deixe de tirar uma foto com a Spaceship Earth à noite!

 

 

Disney Point é um blog independente, não sendo afiliado ou mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas aqui representam as opiniões da autora, colaboradores e usuários.
Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort, Sea World, Legoland Florida e outras empresas citadas são marcas registradas.