Disney Point Copa Airlines Aeroporto 1
Disney Point

Como é voar de Copa Airlines para Orlando

Saiba como é voar de Copa Airlines, a opção mais barata até Orlando

Pontualidade9
Entretenimento7.5
Conforto2
Comida4
Preço10
passagens mais baratas
entretenimento de bordo variado
pontual
comida ruim
avião apertado
6.5

A Copa Airlines é uma das companhias aéreas mais procuradas pelos brasileiros quando vão fazer uma viagem a Orlando. Eu viajei recentemente de Copa Airlines, e aproveito agora pra dividir com você a minha experiência.

A Copa Airlines é uma das principais companhias aéreas da América Latina. Ela opera mais de 300 voos diários entre América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe.
Milhas? Ela acumula milhas para a Star Alliance, mesma aliança da United, TAP, Avianca e várias outras empresas. Seus voos para os Estados Unidos saem de 15 cidades espalhadas nas 5 regiões do Brasil.

PREÇO

Um motivo pra Copa ser tão popular entre os brasileiros? O preço! A Copa é na maioria dos casos a cia aérea mais acessível, e quando a gente pode economizar uns dólares aqui pra gastar lá, todo centavo é válido. Pra ter noção, eu paguei coisa de R$1.600 com taxas para ir em Janeiro saindo de Guarulhos, sendo que a maioria das passagens estavam por volta de R$2.800. Não que esse preço que eu paguei seja comum, mas eles acabam liberando cupons de desconto algumas vezes ao ano, e foi assim que eu comprei a minha passagem nesse valor. Outra coisa que deixa o voo mais em conta é o fato de que a Copa Airlines faz escala no Panamá, não é voo direto. Esse “inconveniente” acaba melhorando o custo pra gente. São aeronaves menores, sem capacidade de combustível pra chegar até Orlando de uma vez só, então fazem escala e abastecem por lá. Vou te falar: a Copa Airlines tá longe de ser a minha cia aérea favorita, mas se eu pegar outra promoção dessas, compro sem nem hesitar. E claro, te aviso por aqui também! 😀

PONTUALIDADE

O voo de São Paulo até o Panamá leva cerca de 6 horas e meia, e o voo do Panamá até Orlando, cerca de 3 horas. Considerando ida e volta, peguei 4 voos da Copa, e todos foram extremamente pontuais. Isso pode ser um problema se você pegar uma escala muito apertada, então fique atento na hora de escolher sua passagem. Mas essa coisa de atrasos é realmente imprevisível. Muitas vezes a culpa é de outro voo que atrasou e atrapalhou a nossa decolagem, e às vezes foi necessário fazer algum reparo na aeronave antes de embarcar todo mundo. Melhor resolverem antes de embarcar do que descobrirem o problema lá em cima, né? 😛

ESCALA

O Aeroporto da Cidade do Panamá é o hub da Copa Airlines, ou seja, a Copa é a principal cia ali. Você vai perceber facilmente que o aerporto é praticamente deles! A única coisa que eu achei ruim foi que eu peguei uma escala de 1h, sendo que você deve se apresentar no portão de embarque meia hora antes do voo. Então eu tive meia hora entre pouso do avião, esperar todo mundo na minha frente descer pra que eu pudesse descer do avião também, andar até a outra ponta do aeroporto com a mala de mão, ir no banheiro e embarcar.

O Aeroporto é praticamente todo da Copa Airlines

Então eu vou ser sincera: eu não conheci o aeroporto do Panamá, eu corri o aeroporto do Panamá. Sei que tem várias opções de alimentação, sei que tem diversas lojas, mas eu não vi nada. Se você estiver com crianças ou idosos, pegue uma escala de pelo menos 2 horas. O aeroporto é organizado e bem sinalizado.

Repare que as placas pelo aeroporto estão em espanhol, inglês e também português!

Ah, você despacha sua mala no Brasil e só vai pegar sua bagagem em Orlando! Não precisa pegar na escala.

Uma coisa bem legal desse aeroporto é que o wi-fi é grátis por 2 horas! Não dá muito tempo de fazer muita coisa, mas pelo menos um “mãe, cheguei” ou um check-in no Facebook dá pra fazer! 😛

Wi-fi grátis por 2 horas no aeroporto do Panamá

 

ENTRETENIMENTO

Nos voos entre o Panamá e o Brasil é tudo de primeira linha, telas touch individuais e porta USB. Todos os aviões estão recebendo esse upgrade. Tem muitos filmes, documentários, séries, jogos e canais de música! Só achei poucas opções pras crianças. Tinham 2 filmes infantis, e nenhum era desenho. Quem estiver com bebês e quiser algo na pegada Galinha Pintadinha, melhor levar de casa. Eram filmes pra crianças um pouquinho maiores. Mas dica: dá pra consultar o que vai rolar na programação do seu voo antes de sair de casa. Todo mês eles atualizam o site com a programação atual. É só clicar aqui e consultar. Já nos trechos entre o Panamá e os Estados Unidos, o entretenimento é coletivo. Umas telinhas minúsculas que não dá pra ver nada. Sorte que esse voo é um pouco menor e dá pra aguentar tranquilamente.

Entretenimento de bordo individual nos trechos entre o Brasil e o Panamá.

Outra coisa legal é que o sistema deles de entretenimento passa a informação da sua escala antes de você descer do avião. Então quando você estiver chegando vai conseguir visualizar exatamente pra qual portão você deve ir ao descer. Considerando a maratona que é chegar à tempo do outro lado do aeroporto, é uma mão na roda!

Chegando na escala você já consegue consultar o portão antes mesmo de descer do avião.

CONFORTO

Sofrido. Bem sofrido. Não adianta, todo avião é desconfortável, eu sei. Mas é que os aviões da Copa Airlines são pequenos, igual um avião que você pega em voo nacional, onde tem 3 pessoas de um lado, corredor, 3 pessoas de outro. Eu tenho 1,58m e achei apertado, então desde já estou aqui sentindo muito por você que tem mais de 1,80m. Eu só consigo dormir encostando na janela, e minha mãe sentou na poltrona do meio. Na ida e na volta demos azar com a pessoa do nosso lado, que ou era espaçosa demais, ou apenas dormiu o voo todo e não acordava quando a gente precisava ir no banheiro.

Assentos padrão da Copa Airlines

Pra deixar tudo menos ruim, escolhi os assentos na saída de emergência para os trechos mais longos quando comprei as passagens, o que dá um pouco mais de espaço pras pernas. Importante: só dá pra pedir assento de emergência para adultos. Menores de 18 anos não podem sentar aqui. Se você é alto e quer esse espaço extra pras pernas, vai ter que pedir o assento pra você e deixar o companheiro com a criança em outra fileira.

Outra coisa que complicou foi o ar condicionado. Eu sou a pessoa mais friorenta do mundo, e passei um calor desgraçado na volta. Na ida foi tudo bem, mas achei bem absurdo que eles só deram 2 cobertores pra cada 3 pessoas. Se você tá sozinho, como faz? Passar frio ou dividir um cobertor com um estranho?! Na dúvida, sempre levo minha própria cobertinha de avião! 😉

COMIDA

Sobre a comida da Copa, que bom que tem Olive Garden no aeroporto de Guarulhos. Podemos ir pro próximo tópico!

Hahahaha ok, vamos lá. Comida de avião é comida de avião. Não tem jeito, é sempre uma gororoba. Mas depois que você encontra uma cia que sempre acerta a mão (na minha opinião, a Delta), você fica mais crítico, eu acho. No primeiro voo, que saiu 2:30 da manhã, só fomos comer chegando no Panamá, foi um café da manhã. Depois ganhamos um lanchinho até Orlando. Na volta meu voo saiu 16:50 de Orlando, e ganhamos um hamburger (dizem que aquilo era frango), e entre o Panamá e São Paulo teve jantar. Em vez de falar o que tinha, eu vou mostrar tudo o que foi oferecido nos voos. Acho que você não vai ficar babando muito, mas enfim…

Café da manhã chegando no Panamá, na ida: ovos mexidos com salsicha.
Jantar entre o Panamá e São Paulo na volta: arroz com frango gratinado.
outra opção do jantar entre o Panamá e São Paulo na volta: spaghetti a bolonhesa.
Lanche que foi servido na volta, entre Orlando e o Panamá: Hamburger de frango com batatinha. Nem preciso dizer que embrulhei e devolvi, né? Olha a cor dessa “carne”…
Café da manhã chegando em São Paulo: panquecas com uma calda de baunilha. Tão bom quanto parece…… hahah

O que eu recomendo: coma no aeroporto, chegue em Orlando e vá almoçar/jantar! hahahaha. Eu sinceramente só aceitei as refeições pra poder escrever essa avaliação e te contar o que eu achei de tudo, mas numa próxima vou levar meus lanchinhos e só pedir a bebida. Vale mais a pena do que encarar essas coisas.

ATENDIMENTO

Todos muito solícitos, educados e esforçados. Achei que deixou a desejar porque a grande maioria fala espanhol, e o voo fazia conexão entre Brasil e Estados Unidos, sendo 99% dos passageiros brasileiros ou americanos. Então meio que a equipe não se entendia com ninguém hahahahah. Falavam um português e um inglês bem mais ou menos, e não conseguiam explicar o que eram as comidas. Mas só pelo esforço e educação, realmente achei o atendimento bem positivo.

 


Voou de copa? Conta pra gente a sua experiência!

 

Leia Mais
Disney Point Furacão Irma
Furacão Irma: Parques Fechados e Segurança